De que está à procura ?

Publireportagens

Saiba como recensear-se para as europeias (vídeo)

© Clique para ampliar

Clique para ampliar Sabia que o Luxemburgo dá o direito a todos os estrangeiros originários de um país da União Europeia de votarem para as eleições para o parlamento Europeu?

Este ato eleitoral, que se realiza no final de maio, escolhe os deputados europeus que representam cada país na assembleia mais democrática da União Europeia.

Para votar para o Parlamento Europeu enquanto português residente no Luxemburgo tem duas opções: recensear-se no Consulado (o que lhe dá também o direito de votar para os outros atos eleitorais portugueses, excetuando as autárquicas) ou inscrever-se na sua comuna de residência.

Seja qual for a sua escolha – votar no Luxemburgo para os deputados locais, ou no Consulado para os deputados portugueses – terá de se inscrever. Para isso basta dirigir-se à sua comuna, munido do seu cartão do cidadão e do certificado de residência. O prazo limite para se inscrever na sua comuna é dia 27 de fevereiro, quinta-feira.

No Consulado o procedimento é idêntico. A boa notícia é que para o recenseamento não é preciso marcar nem reservar; basta dirigir-se ao Consulado-Geral no Luxemburgo nas horas de expediente (das 8 às 16 horas) com documento de identificação e “permis de séjour” ou equivalente e o recenseamento dura apenas uns minutos. O prazo limite para se inscrever no Consulado é dia 25 de março.

O recenseamento e a participação dos portugueses do Luxemburgo é importante. Neste momento, somos mais de 116.000 no Grão-Ducado mas apenas 1.300 pessoas estão inscritas para votar no Consulado.

TÓPICOS

Siga-nos e receba as notícias do BOM DIA