De que está à procura ?

Luxemburgo

Consulado esteve em Echternach

© Clique para ampliar

Clique para ampliar Os serviços do Consulado do Luxemburgo foram a Echternach, apesar dos cortes que congelaram as permanências consulares.

Sílvio Duarte, responsável pelas Amizades Portugal Luxemburgo – Secção de Echternach, falou com a comuna para solicitar um espaço que permitisse fazer uma permanência nesta cidade. O burgomestre Théo Thiry (na foto com o cônsul Rui Onteiro) pôs à disposição do Consulado a sala do museu pré-histórico, bem no centro da cidade, e com fácil acesso a estacionamento.

Nesta permanência foram atendidos 26 utentes que trataram dos respetivos Cartão de Cidadão e passaportes sem terem de se deslocar ao consulado na capital.

Ao início da manhã, burgomestre e cônsul estiveram presentes para se inteirarem dos trabalhos e conversarem com os utentes que estavam presentes.

O cônsul Rui Monteiro tem feito esforços para dar continuidade a estes serviços, mas não depende dele “mas sim do Ministério dos Negócios Estrangeiros”, em Portugal, que está obrigado a cortes orçamentais que já foram anunciados há duas semanas.

O serviço de permanências está a ser efetuado por um único funcionário, com o apoio das associações locais que disponibilizam um membro para ajudar nas permanências.

O cônsul deixa assim uma palavra de gratidão a todos que tem ajudado nestas permanências, inclusivamente aos autarcas por disponibilizarem os espaços.

J. Pedreira

[ Cesário quer mais gabinetes de apoio ao emigrante ]

[ Portugal e Brasil preparam rede empresarial lusófona ]

[ Grupo Lacrima faz uma serenata ao Luxemburgo (vídeo) ]

TÓPICOS

Siga-nos e receba as notícias do BOM DIA