De que está à procura ?

Lifestyle

Cannes: Portugal tem dois filmes na Quinzena (vídeo)

© Clique para ampliar

Clique para ampliar O luso-suíço Basil da Cunha e o português João Nicolau participam com a longa-metragem “Até ver a luz” e a curta “Gambozinos”, respetivamente, na Quinzena dos Realizadores, evento paralelo ao Festival de Cannes que começa a 15 de maio.

“Até ver a luz”, na versão francesa “Après la nuit” é uma das 21 longas-metragens que passarão na Quinzena dos Realizadores, onde Basil da Cunha, filho de pai português e de mãe suíça, de 27 anos, apresentou o ano passado a curta “Os vivos também choram”.

João Nicolau também volta à Quinzena dos Realizadores, onde apresentou as curtas-metragens “Rapace” (2006) e “Canção de Amor e Saúde” (2009).

“Gambozinos” é uma das nove curtas programadas, entre as quais se encontra também “Pouco mais de um mês”, do brasileiro André Novais Oliveira.

Criada pela Sociedade dos Realizadores de Filmes, a Quinzena dos Realizadores visa descobrir os filmes de jovens autores e saudar as obras de realizadores conhecidos.

A seleção dos filmes, anunciada hoje pelo delegado geral da Quinzena, Edouard Waintrop, inclui sete primeiros filmes e três documentários.

“The Congress”, do realizador israelita Ari Folman, abre a Quinzena, que decorre de 16 a 26 de maio e que encerra com o filme “Henri”, da francesa Yolande Moreau.

“Ilo Ilo”, de Anthony Chen (Singapura), “Les Apaches” e “Les Garçons et Guillaume, à table!”, dos franceses Thierry de Peretti e Guillaume Gallienne, respetivamente, “Last Days on Mars”, de Ruairi Robinson (Reino Unido), “On the Job”, de Erik Matti (Filipinas) e “Ugly”, de Anurag Kashyap (Índia), são outras das longas-metragens selecionadas.

O cineasta franco-chileno Alejandro Jodorowsky, de 84 anos, que apresenta o seu último filme “La danza de la realidad”, será homenageado no evento.

A Quinzena dos Realizadores conta este ano com a primeira “assembleia mundial dos cineastas” independentes, onde estes poderão trocar experiências (dia 18) e falar da “crise europeia e das suas consequências para as políticas culturais dos países da União Europeia” (dia 21), segundo a agência France Presse.

[ Cannes: Quinzena dos Realizadores muito luxemburguesa ]

TÓPICOS

Siga-nos e receba as notícias do BOM DIA