De que está à procura ?

Portugal

Exportações caem 18,2% em dezembro

© Clique para ampliar

Clique para ampliar As exportações de bens caíram 18,2% em dezembro face ao mês anterior, devido sobretudo a uma forte queda nas vendas de Portugal para países da União Europeia, mas no acumulado de 2012 cresceram 5,8%, segundo o INE.

O final de 2012 ficou marcado por sucessivas greves dos trabalhadores dos portos de Lisboa, Setúbal, Aveiro e Figueira da Foz. Além disso, a crise da dívida soberana também afetou a procura europeia dirigida à economia portuguesa.

De acordo com as estatísticas do comércio internacional hoje divulgadas pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), as exportações de Portugal caíram em termos mensais 21,7% em dezembro para os países da União Europeia, os principais parceiros comerciais do país, e 9,6% para os restantes países, pelo segundo mês consecutivo.

O INE justifica a queda de 18,2% nas exportações em dezembro, face a novembro, com a “diminuição verificada na quase totalidade dos grupos de produtos” e com maior dimensão no comércio dentro da União Europeia (UE).

Já em termos homólogos, as exportações diminuíram 3,2% em dezembro, devido à “evolução negativa registada no comércio Intra-UE” (-5,7%), sobretudo no setor dos veículos e outro material de transporte e nos minerais e minérios, justifica o INE, acrescentando contudo que as saídas de bens extra-UE aumentaram 2,7%.

As importações também continuaram a cair em dezembro face a novembro: 9,2% relativamente aos países da União Europeia, “reflexo principalmente da redução verificada no comércio Intra-UE”, segundo o INE, e 2,9% aos restantes países.

Em termos homólogos, as importações diminuíram 7,9% também devido à “redução verificada no comércio Intra-UE” (-11,2%), principalmente na área das máquinas e aparelhos e veículos e outro material de transporte. Quanto às importações extra-UE revelam uma evolução de 2,2%.

No total dos 12 meses do ano passado as saídas aumentaram 5,8% e as entradas caíram 5,4% face a 2011.

A projeção do Governo para as exportações de bens e serviços para 2012 é de 4,3% e de -6,6% para as exportações.

Já no último trimestre de 2012, as exportações aumentaram 1% e as importações caíram 3% em termos homólogos, o que determinou um desagravamento do défice da balança comercial em 533,7 milhões de euros.

No quarto trimestre de 2012, as maiores quedas nas saídas ocorreram no material de transporte e acessórios (-14,8%) e nos combustíveis e lubrificantes (-8,7%), ao contrário das máquinas e outros bens de capital em que se registou um aumento (+15,2%).

Já nas entradas, destacam-se as quebras no material de transporte e acessórios (-14%) e nos bens de consumo (-7,6%) e o aumento verificado nos combustíveis e lubrificantes (+5,2%).

[ Lucro da Galp aumentou 43% em 2012 ]

[ Seguro diz que congresso de abril é o último antes das legislativas ]

[ Portugueses não param de aumentar na Suiça ]

TÓPICOS

Siga-nos e receba as notícias do BOM DIA