De que está à procura ?

Comunidades

Canadá: Fim do noticiário em português no canal televisivo OMNI

© Clique para ampliar

Clique para ampliar O embaixador de Portugal no Canadá e o cônsul português em Toronto manifestaram insatisfação ao grupo canadiano Rogers pela decisão de pôr fim ao noticiário em português no canal televisivo OMNI.

Numa nota divulgada na sexta-feira à imprensa, os dois diplomatas deram a conhecer a carta enviada à administração do grupo Rogers, na qual expressaram “surpresa” pela medida, a que acrescentam “incredulidade” por não terem recebido uma “explicação oficial” por parte da administração do grupo de comunicações e de media.

“Ainda que respeitando a decisão empresarial tomada, permitimo-nos por este meio transmitir-lhe o profundo desagrado que a mesma teve junto da comunidade portuguesa cujos membros, muitos dos quais clientes do grupo Rogers, consideram tal atitude uma manifesta falta de consideração”, refere a missiva.

Segundo o embaixador Pedro Moitinho de Almeida e o cônsul Júlio Vilela, “o fim de um programa noticioso que há dezenas de anos transmitia noticiário em português – abrangendo quer aquilo que localmente sucedia, como reproduzindo os principais acontecimentos sucedidos em Portugal – e que constituía motivo de profundo orgulho de todos os portugueses, marca negativamente o empenho da OMNI na defesa da diversidade cultural no Canadá”.

Após fazerem referência à presença portuguesa no Canadá e à importância crescente da língua portuguesa no país e no mundo, os diplomatas concluem ser “difícil de entender a decisão da OMNI que afeta fortemente a comunidade portuguesa radicada neste País”, esperando que a administração reconsidere a medida e reponha o bloco informativo em Português.

A agência Lusa noticiou, o fim da transmissão, a 22 de janeiro, do único bloco noticiário em português apresentado no canal televisivo por cabo OMNI.

Naquela data, uma responsável da Rogers Broadcasting Inc, disse à Lusa que “no âmbito de uma reorientação da nossa área de negócios global e da estratégia de programação, a OMNI Televisão tomou a difícil decisão de não renovar a difusão e produção da Edição Portuguesa da Notícias da OMNI”.

Apesar do fim do bloco de notícias, a porta-voz da Rogers anunciou que a “OMNI TV continuará a servir e a envolver a audiências de língua portuguesa com a transmissão do programa “Canadá Contacto” [programa em colaboração com a RTP – Rádio Televisão Portuguesa], telenovelas diárias e vai lançar um entusiasmante programa “magazine” semanal de 30 minutos em língua portuguesa que irá focar temas de atualidade relevantes para a comunidade”.

No que concerne ao programa “Canadá Contacto”, a OMNI TV continuará a produzi-lo para a RTP, assim como a transmiti-lo no canal OMNI.1, adiantou Charmaine Khan.

[ Portugueses não param de aumentar na Suiça ]

[ Carlos Gonçalves encontra-se com portugueses de Coubron ]

[ Suíça tem de negociar restrições de vistos ]

TÓPICOS

Siga-nos e receba as notícias do BOM DIA