De que está à procura ?

Comunidades

Deputado pede ao governo português para discutir ensino com França

© Clique para ampliar

Clique para ampliar O deputado Carlos Alberto Gonçalves, eleito pela emigração, apresentou esta sexta-feira uma pergunta ao Ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros sobre a realização da próxima Cimeira Luso-Francesa, nomeadamente no que diz respeito à introdução na sua agenda, da questão relativa ao ensino do português em França e ao ensino do francês em Portugal.

Carlos Gonçalves destaca o seguinte:

“Têm vindo recentemente a público algumas considerações sobre o ensino do português em França, nomeadamente no que diz respeito à insuficiente oferta de cursos de português na rede de ensino oficial francesa, situação que não se coaduna com a importância da extensa comunidade de origem portuguesa residente no país e com o peso que o português tem hoje no panorama internacional.

Ao mesmo tempo verifica-se que, em Portugal, o ensino da língua francesa tem vindo também a decair e a perder espaço para outras línguas, notando-se uma adesão cada vez menor dos estudantes portugueses à aprendizagem do francês.

Assim e no interesse da defesa das relações bilaterais entre os dois países e também do seu fortalecimento estratégico nos espaços da lusofonia e da francofonia parece-me ser de todo fundamental que as autoridades nacionais de Portugal e França desenvolvam esforços no sentido de inverter esta situação.

Na verdade, a língua é hoje uma das mais valias dos povos e, nos casos concretos do português e do francês, não há qualquer dúvida de que se assumem como factores essenciais da afirmação externa dos países que as assumem como língua oficial. Essa afirmação consolida-se depois no plano multilateral, nas diversas organizações internacionais de que ambos os países fazem parte.

Assim, no sentido de preparar da melhor forma a próxima Cimeira luso-francesa parece-me ser de todo útil que esta questão possa ser um dos temas centrais a serem abordados nesse encontro de alto nível.

Assim e nos termos regimentais aplicáveis venho, através da Sra. Presidente da Assembleia da República, solicitar que o Ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros que me preste a seguinte informação:

1. Está o Governo a ponderar introduzir esta questão do ensino do português em França e do francês em Portugal na agenda da próxima Cimeira a realizar entre os dois países?”

[ Venezuela: Português esteve raptado 134 dias ]

[ Portugueses da África do Sul querem ajudar o país ]

[ Câmara de Tondela agradece solidariedade vinda do Luxemburgo ]

TÓPICOS

Siga-nos e receba as notícias do BOM DIA