De que está à procura ?

Portugal

Margens do rio Cávado vão ser requalificadas num investimento de 600 mil euros

© Clique para ampliar

Clique para ampliar As margens do rio Cávado, em Montalegre, vão ser requalificadas num investimento de 600 mil euros por parte da Câmara local e da EDP, cujas obras deverão arrancar até ao final do ano.

O presidente da Câmara de Montalegre, Fernando Rodrigues, em comunicado enviado à Lusa, explicou que a elétrica portuguesa financia 300 mil euros do valor total da obra no âmbito de um protocolo que prevê o investimento de 1, 5 milhões de euros na vila de Trás-os-Montes.

O autarca referiu ter “esgotado a paciência” na espera de fundos comunitários para arrancar com as obras nas margens do rio e decidiu avançar porque a câmara tem uma situação financeira equilibrada.

“Este Governo cancelou todas as verbas disponíveis dos fundos comunitários, retirou o dinheiro às câmaras e o mal é que não se sabe para onde é que ele foi”, disse.

Neste momento, acrescentou, “as autarquias estão sem dinheiro dos fundos comunitários e não há mais aprovação nenhuma de projeto de intervenção seja em que área for”.

Com um prazo de execução de um ano, a requalificação das margens do rio Cávado vai contemplar a melhoria da ponte pedonal de pedra existente e a construção de uma nova, a beneficiação dos muros, a criação de uma zona de estacionamento e de um bar.

Além disso, o rio vai ser limpo e murado e a área envolvente relvada, arborizada e urbanizada.

O rio, que também servirá como pista de pesca, ressalvou o autarca, “vai ter uma intervenção para manter o equilíbrio que permita ter um espelho de água decente, mas sem causar problemas ambientais e ecológicos”.

“Vamos ter aqui uma área mais alargada de intervenção ambiental e de parque urbano da vila”, afiançou Fernando Rodrigues.

O espaço, conclui, promete ser dos mais concorridos da vila.

[ Trabalhar no Estado deixou de ser atrativo para jovens qualificados ]

[ Cabo da GNR e mulher suspeitos de crimes sexuais com menores ]

[ A Emigração Portuguesa na Europa: Desafios e Oportunidades ]

TÓPICOS

Siga-nos e receba as notícias do BOM DIA