De que está à procura ?

Comunidades

43 anos: padaria portuguesa de Toronto fecha as portas

Uma popular padaria e pastelaria portuguesa, localizada junto ao Little Portugal de Toronto, no Canadá, vai fechar permanentemente, após 43 anos ao serviço da comunidade.

A ‘Venezia Bakery’ como é conhecida, abriu as portas em 1961, através de empresários italianos, com a denominação de ‘Bellisimo’, tendo sido adquirida por Maria e João Caetano na década de oitenta.

“Vendi esta casa porque não tenho mais hipóteses de estar aqui, o meu marido está muito doente, tenho de estar com ele. É um casamento de 60 anos, não posso estar a abandoná-lo ao vir para a padaria”, justificou Maria Caetano.

Após trabalhar naquele estabelecimento comercial durante sete anos para patrões “italianos e depois portugueses”, a empresária resolveu adquirir aquele espaço em 1980.

“Esta casa não era assim, mas remodelei-a para ficar mais moderna. Gosto muito deste espaço, quero desejar aos que o compraram, que tenham muita sorte, mas a dor é muito forte. Infelizmente tem de ser assim, porque não tenho outra hipótese. O meu tempo acabou”, lamentou.

Os Caetanos, casados desde 1964, chegaram ao Canadá em 1972, provenientes de Alcobaça (distrito de Leiria).

No dia 10 de maio, anunciaram através de uma nota de informação aos clientes, colocada no estabelecimento comercial, que iriam fechar permanentemente.

Esta decisão surge também após um período bastante difícil para o pequeno comércio durante pandemia. Com o confinamento, muitos negócios tiveram mesmo de fechar as portas.

Atualmente a crise continua, com o aumento da inflação e do custo de vida, fatores que estão a criar “muitos problemas” às pequenas e médias empresas. 

“A taxa de juros (4,5%, a mais alta desde 2007), os impostos, o seguro, está tudo muito caro. É também difícil encontrar pessoal para trabalhar neste ramo”, afirmou Maria Caetano.

A empresária também salientou que, apesar de a padaria ter produtos portugueses, o objetivo foi sempre todos. Por isso, todas as “comunidades étnicas e a própria sociedade canadiana” a respeitam como “clientes”.

“Sempre gostei do Canadá, porque somos todos iguais. Quando vim para o Canadá, foi antes do 25 de abril de 1974, havia uma diferença de ricos e de pobres. Ainda hoje o há. Aqui não, somos todos iguais”, realçou.

A padaria, localizada na intersecção da Argyle Street com a Ossington Avenue, é conhecida pela boa gastronomia portuguesa, incluindo doces típicos, como o pastel de nata.

A padaria e pastelaria Venezia está aberta ao público pela última vez em 43 anos este domingo dia 21 de maio. 

TÓPICOS

Siga-nos e receba as notícias do BOM DIA