De que está à procura ?

Lisboa
Porto
Faro
Desporto

Suécia e Inglaterra vencem e completam quadro dos quartos de final

A Inglaterra e a Suécia eliminaram esta terça-feira Colômbia e Suíça, respetivamente, e completaram assim o quadro dos quartos de final do Mundial2018 de futebol, marcando encontro entre si no sábado.

A Inglaterra afastou a Colômbia no desempate pelas grandes penalidades, ‘vingando’ as três eliminações em Mundiais anteriores nos penáltis, enquanto a Suécia afastou a Suíça graças a um tento de Forsberg.

As duas equipas vão encontrar-se no sábado por um lugar nas meias-finais, tendo sido as últimas seleções a entrar no lote das oito melhores seleções.

Em Moscovo, um penálti de Harry Kane, que ele próprio sofreu, colocou a Inglaterra na frente, com o ‘capitão’ dos ingleses a fazer o sexto golo no torneio, o terceiro de grande penalidade, e aumentar a liderança na tabela dos melhores marcadores da prova.

Contudo, Yerry Mina, que já tinha feito o golo da vitória frente ao Senegal na última jornada da fase de grupos, apurando os colombianos, voltou a ‘salvar’ os ‘cafeteros’ com um tento aos 90+3, enviando o jogo para prolongamento.

Depois de um tempo extra que não rendeu nenhum golo para qualquer dos lados, o jogo chegou ao desempate por penáltis, uma fase ‘assombrada’ para os ingleses, que em Mundiais nunca ganharam assim e perderam por três vezes, em 1990, 1998 e 2006, esta última frente a Portugal.

Depois de dois falhanços para os colombianos e um para os ingleses, o jogador formado no Sporting Eric Dier foi chamado ao ‘tiro’ decisivo, quebrando a ‘maldição’ e levando os ingleses a um desafio nos quartos de final com a Suécia.

Antes, em São Petersburgo, um golo solitário de Forsberg, com a ‘ajuda’ do defesa suíço Akanji, colocou a Suécia nos quartos de final, numa vitória merecida perante uma formação suíça demasiado na expetativa e que até podia ter sofrido mais golos, não fosse a exibição do guarda-redes Sommer.

Os escandinavos criaram as melhores oportunidades do jogo e, após terem chegado à vantagem, estiveram irrepreensíveis a defender, não dando qualquer hipótese de a Suíça chegar ao empate e levar a decisão para o prolongamento.

Com o apuramento da Inglaterra, os quartos de final do Mundial terão seis equipas europeias em oito, com o quadro desta fase a arrancar na sexta-feira, com o Uruguai, ‘carrasco’ de Portugal, a enfrentar a França pelas 15:00 (horas de Lisboa).

Ainda na sexta, Brasil e Bélgica disputam um lugar nas ‘meias’, com o sábado reservado para o Suécia-Inglaterra e o choque entre a anfitriã Rússia e a Croácia.