De que está à procura ?

Comunidades

Onda de solidariedade na Bélgica para com as vítimas de Pedrógão Grande

© João Francisco Guerreiro/TSF

Na Bélgica há já várias campanhas de solidariedade para ajudar as vítimas dos incêndios de Pedrógão Grande. Os emigrantes portugueses, mas também “brasileiros” e alguns “belgas” têm aderido às campanhas espontâneas lançadas através das redes sociais. Há campanhas em Antuérpia, Liege e em Bruxelas.

Em Bruxelas a iniciativa partiu de uma emigrante que na segunda-feira dirigiu-se aos “portugueses de Bruxelas” através do Facebook, confessando-se “sem palavras com o que se está a passar em Portugal” e por isso pedia para que fossem feitas doações.

Em declarações prestadas à TSF Adérita Teixeira confessa “tem sido impressionante a forma como as pessoas aderiram”, surpreendida “com tanto apoio e tanta ajuda”. Os donativos “de portugueses, brasileiros e até belgas” já permitiram recolher “roupas de homem e de mulher, sapatos, loiças, cobertores”.

As caixas e os sacos amontoam-se agora no fundo da cave de um café português, em Bruxelas, à espera de transporte para Portugal. “Felizmente, um senhor, a quem agradeço muito, ofereceu um camião para transportar tudo”, diz a emigrante que saiu de Pombal há 25 anos, para viver na Bélgica, mas mantém “a ligação à terra e a toda aquela zona”.

“Já telefonei para a Cruz Vermelha de Pombal e um senhor muito simpático disponibilizou-se”, diz, esperando poder “contar com este apoio” para coordenar a entrada do material que está a ser recolhido até ao dia “29 de junho”, no café Santa Marta, em Saint-Gilles, Bruxelas.

“No dia 1 de julho o senhor arranca no camião. Chega a Portugal na terça à noite. Na terça ou na quarta de manhã, vou apanhar um avião e vou para Portugal para fazer a distribuição”, afirma, “ansiosa por poder ajudar”.

TÓPICOS

Siga-nos e receba as notícias do BOM DIA