Os hospitais ingleses estão com medo de perder os enfermeiros portugueses, tanto os atuais como os futuros, e, por isso, estão a oferecer melhores salários e condições de trabalho para segurar estes profissionais.

Os ingleses receiam que os enfermeiros portugueses se venham embora e estão a oferecer-lhes mais cargos de chefia e melhores remunerações”, disse a bastonária da Ordem dos Enfermeiros, Ana Rita Cavaco, ao Jornal de Notícias, depois de uma deslocação a Londres, onde participou num ciclo de conferências promovidas pelo Royal College of Nursery.

Um enfermeiro português no Reino Unido pode auferir até 4.500 euros por mês. Agora, além de melhores remunerações, os hospitais ingleses estão também a oferecer cargos de chefia e instituíram medidas, como procedimentos disciplinares, para evitar atos de cariz xenófobo contra os profissionais estrangeiros.

Tudo por causa do Brexit (e do consequente ‘ataque’ aos imigrantes), mas também devido à queda de 30% na procura face ao número de vagas abertas.

Desde que começaram a recrutar enfermeiros em Portugal, os ingleses desinvestiram na formação, embora não o admitam”, contou, ainda, Ana Rita Cavaco.