De que está à procura ?

Lisboa
Porto
Faro
Colunistas

Como pedir a homologação dos diplomas no Luxemburgo?

Há muitas pessoas a saírem de Portugal para virem viver no Luxemburgo.

São muitos os grupos de facebook onde as pessoas recorrem para saber mais informações sobre a qualidade de vida e as condições laborais.

O Luxemburgo é um país trilingue (luxemburguês, alemão e francês) e a maioria dos trabalhos do estado exigem o domínio das três línguas.

Esta situação faz com que se torne complicado encontrar um trabalho qualificado. Há exceções como áreas profissionais em que o domínio de uma das línguas do país, ou até mesmo do inglês ou do português são suficientes. Mas de uma forma geral não o é.

Uma das medidas que podem ser tomadas para facilitar a procura de trabalho qualificado é o pedido de homologação dos diplomas.

O pedido de equivalência das formações, mesmo que as mesmas não tenham sido concluídas, poderá ser feito contactando o departamento de reconhecimento dos diplomas do Ministério da Educação Nacional.
O pedido tem um custo entre 75 a 300€ dependendo da situação. O pagamento terá de ser efetuado no momento da solicitação.
Para mais informações pode consultar: guichet.public.lu

Pode também ser solicitada a validação de competências, através de conhecimentos e técnicas adquiridas em diferentes contextos: educacionais, laborais ou de lazer.
Para efetuar o pedido terá de ter pelo menos 3 anos de experiência (5.000 horas). O pedido tem um custo de 25€.
Para mais informações poderá consultar: guichet.public.lu

É fundamental o pedido de equivalências para os trabalhos qualificados. É importante também que se valorizem os estudos e as experiências profissionais.

Não desista de procurar o reconhecimento devido pelo seu percurso académico e laboral.