De que está à procura ?

Comunidades

Festival português de curtas faz última sessão do ano em Berlim

O festival português de curtas-metragens Shortcutz Berlin apresenta, dia 10 de dezembro, o último screening de 2015. Em 2016, segundo a informação divulgada na página de facebook do festival, será tempo de fazer uma pausa.

Para homenagear a sua origem portuguesa, os organizadores do Shortcutz Berlin decidiram preparar uma última sessão com um foco muito português. Por esse motivo, serão exibidas três curtas do Shortcutz Lisboa: “Longe do Eden”, de Carlos Amaral (vencedor do mês de outubro 2014), “O Cigano”, de David Bonneville (vencedor do mês de fevereiro 2015) e “Xico e Xana”, por Francisco Falcão (vencedor do mês de junho 2015). “Comando”, de Patrício Faísca e Sonat Duyar é a curta convidada. O evento é gratuito, tem início marcado para as 21h00 e realiza-se no Zbar (Bergstrasse 2, Berlim).

O Shortcutz foi criado pelo português Rui de Brito, diretor da produtora Subfilmes. Apesar de ter começado em Lisboa, o festival depressa ganhou visibilidade e acabou por se transformar numa rede, passando a decorrer em várias cidades. A versão berlinense teve início a 3 de fevereiro de 2011 e está a cargo de um grupo dirigido pela portuguesa Rita Guerreiro, licenciada em Audiovisual e Multimédia, que vive em Berlim desde 2010.

Concentrando-se no vídeo como um meio de expressão criativa, este festival tenta refletir a variedade da vida cultural de Berlim e pretende promover novos talentos a nível global. O formato praticado é comum a todas as cidades onde o Shortcutz acontece: todas as semanas são exibidas três curtas-metragens, apresentadas pelo realizador ou por um membro da equipa de realização. Uma das curtas (nacional ou estrangeira) é convidada e as outras duas fazem parte da competição. No final de cada mês, é revelado o nome do trabalho vencedor. Além disso, em cada sessão, o público tem a oportunidade de conversar com os realizadores e/ou participantes da curta.

Outro ponto de destaque e de diferenciação deste projeto é o local. O Shortcutz acontece num bar e não num cinema tradicional. A ideia é mudar a forma como os filmes são vistos e aproveitar o ambiente deste tipo de espaços para explorar a dinâmica e a relação entre os cineastas e o público.

O projeto que tem cativado profissionais, estudantes, amadores e muitos apaixonados por filme e vídeo em Berlim fará uma pausa no próximo ano mas até lá, pode continuar a acompanhar as possíveis novidades na página de facebook e no site do Shortcutz Berlin.

TÓPICOS

Siga-nos e receba as notícias do BOM DIA