De que está à procura ?

Mundo

E se quando cantasse os “parabéns a você” tivesse de pagar?

Cada vez que se canta “Parabéns a você” está a cometer-se uma ilegalidade. A canção tem direitos de autor até 2016 na Europa e 2030 nos EUA. A justiça norte-americana pode agora acabar com isso.

A música “Happy Birthday” ou, em português “Parabéns a você”, foi registada em 1935 por uma empresa subsidiárida Warner Music Group. E por muito estranho que possa parecer, a música continua a ser propriedade exclusiva da discográfica, diz a rádio TSF.

Na União Europeia, por exemplo, onde se preservam 70 anos após a morte do autor, “Parabéns a você” só ficará no domínio público em 2016. Já nos EUA, a Warner diz que o domínio público acontece apenas em 2030.

Para acabar com essa situação, os autores de um documentário sobre a mais famosa canção do mundo entraram com um processo em tribunal, argumentando que conseguem provar “de uma forma conclusiva que não há direitos autorais para a letra de ‘Parabéns a você'”.

De início os cinestas apenas pretendiam usar a música livremente num documentário que lhe é dedicado, mas as reclamações da Warner remeteram o caso para tribunal.

 

TÓPICOS

Siga-nos e receba as notícias do BOM DIA