De que está à procura ?

Colunistas

Dia de São Valentim: um novo nome para uma velha orgia

Em muitos lugares do mundo, 14 de Fevereiro é o dia em que, ansiosos, os românticos esperam que alguém lhes diga, de um modo ou de outro, “eu te amo“. A maioria deles, não tem a menor ideia da origem dessa celebração, dia dos “ Namorados” Dia de São Valentim.

Alguns talvez se surpreendam ao descobrir, que as raízes daquilo que é o Dia de São Valentim podem ser encontradas na Grécia antiga, onde florescia a adoração de Pá . Esse deus da fertilidade. Metade homem e metade bode, tinha uma natureza selvagem e imprevisível que infundia terror nas pessoas. Apropriadamente, a palavra “pânico” origina-se do nome desse deus.

Pá devia vigiar os rebanhos enquanto tocava sua flauta. Mas ele se distraia facilmente. Pá tinha muitos casos amorosos com ninfas e deusas. Certa escultura mostra-o fazendo investidas sexuais a Afrodite, a deusa do amor. Eros, o deus do amor, paira sobre eles batendo as asas, bem parecido com o Cupido, que aparece em alguns cartões do Dia de São Valentim.

Em Roma, muitos adoravam um deus semelhante, chamado de Fauno. Ele também era retratado como metade homem e metade bode. A adoração de Fauno tinha muito destaque nas lupercais, orgias realizadas todo ano no dia 15 de Fevereiro. Nessas festas, homens praticamente nus corriam em volta de uma colina, brandindo chicotes de couro de bode. As mulheres que queriam ter filhos ficavam em pé próximas da trajectória dos corredores. A mulher atingida por um chicote, acreditavam os romanos, tinha garantida sua fertilidade.

De acordo com The Catholic Encyclopedia, as lupercais foram abolidas pelo Papa Gelásio I em fins do quinto século Era Comum. Mas hoje existe um evento equivalente ao sob o rótulo de “ Dia de São Valentim “. Há várias teorias sobre a origem nome “ cristianizado”. Segundo um relato, Cláudio I I, Imperador romano do terceiro século, proibiu os homens jovens de se casarem. Valentim, um sacerdote, casava-os secretamente. Há quem diga que ele foi executado no dia 14 de Fevereiro por volta de 269 da Era Comum. Em 496 da Era Comum, o Papa Gelásio I fixou 14 de Fevereiro como dia de São Valentim.

Como vimos, o “ Dia de São Valentim “ tem suas raízes em rituais pagãos, de modo que não é festejado pelos verdadeiros cristãos! Veja 2 aos Coríntios 6:14-16 .

Conhecia você a origem do “ Dia de São Valentim? “ Se não, agora já conhece!

José VALGODE

Esta publicação é da responsabilidade exclusiva do seu autor.

TÓPICOS

Siga-nos e receba as notícias do BOM DIA