De que está à procura ?

Lifestyle

Curta-metragem de André Marques selecionada para Les Nuit en Or 2015

A curta-metragem “Luminita”, de André Marques, foi selecionada para o programa Les Nuit en Or 2015, que vai reunir realizadores de países europeus em junho, organizado pela Academia Francesa de Cinema.

De acordo com um comunicado do realizador, a película irá participar neste programa com todos os vencedores de prémios nacionais de cinema para a curta-metragem, nomeadamente os César, Donatello, Goya, Gopo, entre outros.

O filme de André Marques – vencedor do Prémio Sophia para Cinema na categoria de curta-metragem de ficção – participa em duas secções do programa Les Nuit en Or 2015: o Panorama, constituído por todos os vencedores de prémios nacionais de cinema, que serão exibidos em Lisboa, Luxemburgo, Estocolmo, Madrid, Atenas, Roma, Bruxelas, Genebra e Paris.

A outra secção é o Tour, que permitirá a 35 realizadores apresentarem o filme, pessoalmente, em quatro cidades do Panorama – Paris, Roma, Atenas e Madrid – entre 06 e 17 de junho.

A secção Tour também permite aos realizadores conhecerem profissionais das várias indústrias cinematográficas europeias e Academias que colaboram no programa.

“Luminita”, quarta curta-metragem de André Marques, venceu o grande prémio do Festival Internacional de Curtas-Metragens de Drama, na Grécia, que decorreu no ano passado.

O filme, rodado na Roménia, narra a história de dois irmãos que se reencontram no funeral da mãe.

André Marques, nascido em Setúbal em 1984, é autor das curtas-metragens de ficção “João e o Cão”, “O Lago”, “Schogetten” e “O avô” e prepara atualmente a sua primeira longa-metragem de ficção, intitulada “O Bêbado”.

TÓPICOS

Siga-nos e receba as notícias do BOM DIA