De que está à procura ?

Colunistas

Cecil, o Cristiano Ronaldo dos leões

Ora se há dois meses atrás eu já estava a ferver para saber qual seriam os temas da moda do Verão 2015, neste momento já estou a ficar preocupado. Calma, eu sei que também posso estar a exagerar, porque parvoíce tem existido com fartura. Mas, a consistência é que me deixa abalado. Hoje é isto. Amanhã é aquilo. A malta não se decide e não há uma moda viral que fique por mais do que uma semana.

A semana passada ficou marcada pela morte de um dos mais famosos leões de África, o sociável Cecil. Ao que parece, foi um dentista norte-americano terá pago licença para abater o animal no Zimbabwe. Se as pessoas já gostavam pouco de dentistas, acho que agora nem com a boca toda negra lá aparecem, pelo menos no Zimbabwe. Assim já não há desculpa.

A polémica deu pano para mangas. Muita gente indignada pelas redes sociais (só), muitos insultos e frases filosóficas carregadinhas de erros e claro, discursos hipócritas. Cheguei a ler comentários de apoiantes de touradas a dizer que a morte de um animal era simplesmente horrível. Os temas virais são magníficos, pelo menos a vergonha vem sempre ao de cima e é incrível com as pessoas mudam de opinião em tão pouco tempo. Incrível – mesmo!

O tema estava quase a passar, contudo em modo fugaz surge uma notícia que voltou a deixar a Internet (só a Internet) em modo alerta: “Irmão do leão Cecil está morto”. Bem, a coisa deu-se e o pessoal ficou furioso atrás do monitor! De repetente os sites os jornais sensacionalistas quase deram o break com tantos acessos! Porém, do nada, surge a notícia que deixou todos os justiceiros mais tranquilos: “Irmão do leão Cecil afinal está vivo”, disse o SOL. O mais estranho é que, quem também está a seguir o jornal Público ficou com o pé atrás: “Afinal, Jericho, o irmão do leão Cecil, pode estar vivo”. Claro que as pessoas ficam dívidas e isso não é bom. Se por um lado, um jornal confirma que o irmão do leão Cecil está vivo, o outro diz que poderá, isso não dá conforto nenhum. Isto tudo porquê: porque são da família do leão Cecil! Sim, porque quem abriu a notícia, leu que pode não ser o irmão do grande Cecil, mas sim outro leão qualquer. E isto parece-me preocupante!

Os assuntos até podem ser pedagógicos, mas a comunicação social, faz questão de os tornar autênticos cancros e isso leva a que as pessoas percam rapidamente interesse na cura da doença. Compreendo a indignação das pessoas, porque no fundo estamos a falar de vidas, porém há tanta contradição no dia-a-dia de cada um, que depois leva-nos a questionar a veracidade de toda a revolta.

A morte do leão Cecil e da suposta morte do irmão do leão Cecil, prevaleceu sobre a notícia da morte de um leão anónimo, mas não menos importante na vida animal selvagem. É um pouco o que se passa na vida humana e no quotidiano de cada um: uma morte em África vale menos do que uma nos Estados Unidos da América.

Esta publicação é da responsabilidade exclusiva do seu autor.

TÓPICOS

Siga-nos e receba as notícias do BOM DIA