De que está à procura ?

Comunidades

Amaro Lopes: o avô de Griezmann que jogou no Paços de Ferreira

Antoine Lopes Griezmann. Podia ser assim mas em França não era habitual colocar o apelido da mãe no bebé. Ficou apenas Antoine Griezmann.

Nasceu em Macôn mas se seguirmos a pista da sua ascendência chegamos a Paços de Ferreira, no norte de Portugal, a famosa Capital do Móvel.

O  avô de Antoine Griezmann chamavam-lhe Amaro da Cavada e ficou na história do FC Paços de Ferreira. Antoine Griezmann tem no seu ADN futebolístico traços vincados do avô português.

Defesa raçudo, «exemplo da garra pacense», Amaro fez parte da equipa pioneira na Capital do Móvel. O clube surgiu em abril de 1950, sob o nome FC Vasco da Gama, e no plantel destacavam-se elementos como o avançado Agostinho Alves, o guarda-redes Leão e o avô de Antoine Griezmann.

Amaro Lopes representou o Paços, então Vasco, na primeira metade da década de 50. Era da zona da Cavada, nome do recinto que acolhia a equipa, e a alcunha ficou gravada no livro FC Paços de Ferreira – 1950/2000 – 50 anos de história: Amaro da Cavada (primeiro em baixo, em 1948).

Equipa Época 1947-48

TÓPICOS

Siga-nos e receba as notícias do BOM DIA