De que está à procura ?

Lifestyle

Poltrona portuguesa ganha prémio internacional de design

© Clique para ampliar

Clique para ampliar A marca portuguesa de mobiliário Munna, da Fábrica de Matosinhos, venceu o prémio Internacional de Design e Arquitectura 2012, pela poltrona “Becomes Me”.

Os prémios internacionais de design foram atribuídos no passado fim de semana, em Londres, e hoje divulgados pela empresa.

A iniciativa britânica, que distingue anualmente o melhor do design de interiores, da arquitetura e da inovação em todo o mundo, contou com a participação de mais de 50 projetos de diferentes países.

A poltrona “Becomes me” e o sofá “Josephine” foram as peças Munna selecionadas pelo júri do festival internacional, e integram o lote de sofás, poltronas e cadeiras de “design”, manufaturados na fábrica de Matosinhos, que estão a “voar” para castelos no Reino Unido e hotéis no Azerbeijão.

A Munna, que significa “magia” e “poder” em árabe, estima aumentar 20% o volume de negócios em 2012.

A marca portuguesa de mobiliário, que já vendeu um sofá para a casa David Byrne, o vocalista dos Talking Heads, nasceu há quatro anos em Leça do Balio, Matosinhos, com um investimento inicial de 200 mil euros e, no primeiro semestre deste ano, o volume de faturação foi 100 por cento oriundo da exportação, disse à Lusa Paula Sousa, fundadora e diretora criativa da marca.

Reino Unido, França, Suíça e Arábia Saudita ou Estados Unidos são os principais destinos dos sofás em estofos de seda, das poltronas decoradas com fios de prata entrelaçados, das cadeiras de jantar em pau-preto ou dos biombos em ébano.

O mobiliário, criado por designers portugueses e feitos à mão por cerca de 40 artesãos no Norte de Portugal, está espalhado por todo o mundo, “exceto na Austrália”, conta Paula Sousa.

A marca Munna estima ter um volume de negócios este ano na ordem dos 480 mil euros.

Em 2011 faturou 380 mil euros, o que significa que deverá registar-se assim um aumento de 20 por cento do volume de negócios, em 2012, de acordo com fundadora da marca.

Peças de mobiliário de “design” Munna foram compradas recentemente para hotéis como o Four Seasons, em Baku, no Azerbeijão, James’Court ou o London May Fair, em Londres, no Reino Unido, La Maison Favart, em Marivaux, França, ou o Murmuri de Barcelona, em Espanha.

A internacionalização é a “estratégia” da marca portuguesa que trabalha com gabinetes de design e arquitetura mundiais, numa lógica de “business to business”, sem haver venda direta ao consumidor final.

A Munna aposta em técnicas ancestrais portuguesas de materiais de alta qualidade, como o veludo, seda, prata, ouro ou madeiras nobres, como o pau-santo (árvore americana) e o ébano (árvore do Sri Lanca e Malaca).

[ Cada vez se vendem menos carros em Portugal ]

[ Professores portugueses vivem com nível de stress elevadíssimo ]

[ O BOMDIA tem cada vez mais amigos no Facebook ]

TÓPICOS

Siga-nos e receba as notícias do BOM DIA