De que está à procura ?

Publireportagens

Visto turístico: o que é, quando pedir e onde pedir

Nem todos os países exigem apresentação de visto à entrada, mas dependendo do país de onde vem e do país para onde quer viajar, o visto pode ser necessário.

O visto mais comum para quem quer visitar outro país ou vai trabalhar por um período limitado é o visto turístico, também conhecido como visto Schengen.

Se quer saber mais informações acerca deste visto, este conteúdo é para si. Vamos esclarecer questões sobre o que é este visto, em que situações o pode pedir e onde deve ser feita a solicitação.

O que é o visto turístico ou visto Schengen?

O visto turístico, também conhecido como visto Schengen, é usado por pessoas que querem visitar outros países com fins turísticos, visitar familiares, trânsito ou para trabalhos de curta duração, desde que não exceda os 90 dias.

A apresentação deste visto nem sempre é necessária, depende das regras praticadas no país que se pretende visitar, em relação ao país de origem. A melhor forma de obter essas informações é entrando em contacto com as embaixadas e consulados ou consultando as informações que estão no website dos mesmos.

Lembrando que a emissão deste visto não garante a entrada no país de destino.

É possível prolongar o tempo de visita permitido pelo visto?

Os vistos turísticos têm um prazo máximo de 90 dias em cada período de 180 dias. A pergunta que fica é: esse prazo pode ser prolongado? Sim, existe essa possibilidade.

O pedido só pode ser feito se existir uma boa razão para prolongar a estadia e, mesmo com um bom motivo, o pedido nem sempre é aceite. Não lhe conseguimos dar mais informações acerca das razões válidas, mas as mais comuns são os cursos de curta duração e os tratamentos médicos.

Em que situações deve pedir este visto?

Como já foi referido ao longo do conteúdo, o visto Schengen é ideal para estadias de curta duração onde se podem incluir os passeios turísticos, as estadias para trabalhos temporários ou tratamentos médicos. Este visto também deve ser usado quando pretende passar pelo país, mesmo que não seja o destino final.

Caso esteja a fazer o pedido de visto para trabalhar no estrangeiro, pergunte se o seu setor de atividade está incluído neste tipo de visto. Além disso, lembre-se que a estadia não pode ser superior a 90 dias.

Se quiser visitar o país com outro propósito, informe-se acerca dos restantes vistos disponíveis. Existem vistos de trabalho, estudo, para reagrupamento familiar, voltados para investidores e muito mais.

Como pedir o visto turístico?

A forma mais comum de pedir o visto turístico é dirigindo-se à embaixada ou consulado do país. Faça uma pesquisa prévia para ter a certeza que leva consigo toda a documentação necessária.

Claro que o pedido tradicional tem algumas desvantagens, como o perder meio dia de trabalho (ou, por vezes, o dia inteiro) ou até ter um gasto financeiro maior se estas instituições estiverem longe do seu local de residência.

A solução, se quiser poupar dinheiro e tempo, é fazer a marcação do visto online ou o pedido de visto com instituições como o iVisa.

O processo é simples! Selecione o país que pretende visitar e o tipo de visto que quer solicitar, preencha as informações pessoais e faça o pagamento, tudo isso sem sair de casa. A partir daí não precisa de fazer mais nada, apenas esperar que lhe entreguem o seu visto por e-mail ou na sua morada.

Quanto tempo demora até que receba o visto?

Não lhe conseguimos dar uma data exata, mas o que sabemos é que os vistos online costumam ser entregues mais depressa. Essa, no entanto, não é uma regra.

O tempo de entrega depende de diversos fatores, como o país que irá emitir o visto, a entrega correta da documentação, entre outros. Mas, por exemplo, o e-Visa turco e a ETA australiana podem ser entregues em apenas 15 minutos se o pedido for feito através do iVisa.

Se escolher e-visa, existem recomendações para a impressão?

Sim. Deve imprimir o documento numa folha A4 de cor branca e no seu tamanho original. Tamanhos reduzidos não serão aceites. Evite, também, imprimir em dupla face porque esses documentos também não serão aceites.

E se perder ou danificar o documento? Enquanto que os vistos tradicionais têm de ser substituídos, os e-Visas não. O documento está no seu e-mail, portanto basta voltar a imprimir. Esta é, provavelmente, uma das maiores vantagens do e-Visa.

Esclareceu as suas dúvidas? Então faça o pedido de visto online e receba-o no seu e-mail, sem complicações.

TÓPICOS

Siga-nos e receba as notícias do BOM DIA