De que está à procura ?

Lisboa
Porto
Faro
Publireportagens

Viriato: 65 anos a produzir móveis para todo o mundo

A Viriato Hotel Concept – marca cem por cento portuguesa dedicada à produção de mobiliário e decoração para hotelaria – assinala, este ano, seis décadas e meia de história num percurso marcado pela constante aposta na inovação e no desenvolvimento criativo de mobiliário altamente competitivo e singular. Este momento é assinalado com a inauguração de uma exposição comemorativa, nas instalações da fábrica da Viriato, que revela os momentos mais marcantes da empresa e apresenta algumas das peças mais icónicas produzidas para hotéis de todo o mundo. Para comemorar esta data, foi também editado um livro prestígio que revela a evolução deste negócio de origem familiar, gerido profissionalmente que, atualmente, fatura milhões.

Exportações, faturação e mercados

A Viriato fechou o ano de 2016 com um volume de negócios de 17 milhões de euros e estima alcançar, em 2017, os 25 milhões de euros, acelerando o ritmo de crescimento que se vai situar na ordem dos 47 por cento. A empresa portuguesa exporta já 95 por cento da sua produção para mercados tão diversificados como França, Alemanha, Inglaterra, Noruega, Argélia, Marrocos, Costa do Marfim, Estados Unidos, Canadá, Dubai, Angola, entre outros.

Serviços e cadeias hoteleiras

Presente nos quatro cantos do mundo, a Viriato transformou-se numa marca global criadora de valor, fornecedora das maiores e mais luxuosas cadeias hoteleiras como é o caso de Marriot, Sheraton, Meridien, Intercontinental, Hilton, Pestana, Club Med, Mandarin, entre outras. Com um percurso pautado pela aposta, contínua e assertiva, na atualização do seu mobiliário e soluções, a marca afirma-se, hoje, com um conceito chave na mão – que proporciona aos seus clientes –, fator que lhe abriu as portas do mercado mundial dos hotéis de luxo.

História: viragem para a indústria hoteleira
A Móveis Viriato foi fundada em 1952 por Viriato Rocha que, numa pequena oficina, começou a desenhar, produzir e comercializar os seus próprios móveis, dedicando-se a vender para o mercado doméstico e para pequenos revendedores. Contudo, o grande salto no modelo de negócio dá-se na década de 80 quando a Viriato abandona o mercado de mobiliário doméstico – que na sequência da crise financeira estava a perder expressão na faturação da empresa – e passa a dedicar-se, em exclusivo, ao mercado hoteleiro. Ao assumir esta viragem em exclusivo para a hotelaria, a empresa optou por um novo posicionamento estratégico, apostando na diversificação da sua linha de produtos e novos mercados.

Assim, da diversificação da oferta da empresa para a indústria hoteleira nasceram o ProjectLab, o ResearchLab e o ProductLab, três novos departamentos destinados a fornecer um serviço 360 graus, desde a conceção ao fabrico e montagem, passando pela decoração e design de interiores. A empresa materializa, atualmente, todo o tipo de projetos de acordo com os desejos e especificações de cada cliente que, satisfeitos, repetem a compra. Além de camas, cadeiras, armários ou aparadores, a Viriato Hotel Concept apresenta soluções completas de decoração que vão desde as cortinas, tapetes, estofos, papel de parede, colchões, sommiers, almofadas, a todo o tipo de têxteis, artigos de decoração e iluminação.

Desafios do século XXI e os novos mercados

A marca Viriato é líder nacional incontestada e um dos nomes mais reconhecidos internacionalmente no setor hoteleiro. Se França, Espanha e Madeira (com o Grupo Pestana) são tidos como mercados fundamentais, ao mesmo tempo exploram-se novas geografias, em especial África com 40 por cento do volume de negócios (2016), Médio Oriente, América norte, entre outras. Atualmente, sob a liderança do Presidente João Martins, economista experiente, a Viriato reforça a missão de cimentar a sua posição de liderança nos mercados nacional e internacional, criar e distribuir valor, levando o melhor da arte de mobilar e decorar além-fronteiras, reinventando e focando a sua estratégia global, a partir de uma adaptação constante à realidade que envolve a empresa.

Investimento constante em recursos humanos e I&D

A contínua aposta na inovação e em soluções de valor acrescentado marca o percurso da Viriato, pelo que o desenvolvimento de novas técnicas e novos materiais sempre se verificou como um fator crucial para a atualização da estratégia da empresa. Também a elevada formação das equipas – assediadas pelo setor – é entendida como um fator de diferenciação. E por isso, não só o setor da produção trabalha segundo os mais elevados padrões, como o trabalho desenvolvido no Research Lab garante o acompanhamento das melhores práticas, do mercado e de investigação, direcionadas para a satisfação das necessidades identificadas por cada cliente. Atualmente, a empresa tem 25 mil metros quadrados de área produtiva e uma capacidade anual instalada que permite responder a 50 hotéis com 250 quartos cada (ou seja aproximadamente 12.500 quartos/ano).