Viajantes gostam do aeroporto do Luxemburgo mas queixam-se de três coisas

Mais de 400 leitores da revista luxemburguesa Paperjam responderam a um inquérito online sobre o futuro do aeroporto de Findel, o único do Luxemburgo.
Quando questionados sobre qual o aeroporto que preferem, o aeroporto de Findel fica sempre em terceiro lugar, atrás do Aeroporto de Changi, em Singapura, e do Aeroporto de Zurique. Mas “num raio de 500 quilómetros, não há outro aeroporto que tenha encontrado a preferência dos viajantes”, comentou o CEO da Luxair, Gilles FeithGilles Feith, numa mesa redonda do Paperjam Club realizada na semana passada.
Esta classificação é ainda mais notável tendo em conta que mais de 60 aeroportos foram mencionados por pelo menos um leitor. Dos 409 inquiridos, um terço viaja menos de cinco vezes por ano, um terço entre seis e dez vezes e um quarto entre 11 e 30 vezes. Para estes últimos, três aspetos não são motivo de preocupação: os destinos oferecidos, a gestão do ‘check-in’ e a gestão das chegadas, todos com uma nota média de 7/10.
Por outro lado, há três pontos mais críticos: os viajantes queixam-se nomeadamente das infraestruturas de estacionamento (5/10), da qualidade do ‘lounge’ (5/10) e a oferta de restauração e comércio (5/10).
A revista Paperjam listou os aspetos que precisam de melhoramento segundo os inquiridos:
- Aumentar o número de lugares de estacionamento. A falta de estacionamento é um problema recorrente, principalmente nas horas de ponta. Também foi sugerido que as opções de reserva online deveriam ser melhoradas. Outras preocupações incluem preços elevados, problemas de trânsito em redor do aeroporto, filas de estacionamento confusas e tempo limitado na zona de recolha e entrega.
- Acelera e melhorar as verificações de segurança. As longas filas nos controlos de segurança são uma fonte de frustração para muitos passageiros. Sugere-se que sejam instalados novos scanners para permitir o transporte de líquidos com mais de 100 ML e evitar a necessidade de retirar dispositivos eletrónicos da bagagem.
- Melhorar as infraestruturas e as instalações. O aeroporto é considerado muito pequeno e subdimensionado para o número de passageiros. Sugere-se que o aeroporto seja ampliado e que seja construído um segundo terminal. Aumentar o número de lugares nas zonas de espera é também uma prioridade.
- Aumentar o número e a diversidade de destinos. A adição de voos de longo curso para os Estados Unidos, Ásia e Médio Oriente é particularmente desejável.
- Melhorar os serviços de buffet. É necessário aumentar o número e a diversidade de opções de buffet, melhorar a qualidade dos alimentos e oferecer opções para todos os orçamentos.
- Modernizas e ampliar o ‘business lounge’. O atual espaço é considerado ultrapassado, muito pequeno e muitas vezes sujo.