De que está à procura ?

Lisboa
Porto
Faro
Comunidades

Universidade virtual de língua portuguesa

{mosimage}A criação de uma universidade virtual do espaço lusófono vai ser discutida no 14º encontro da Associação das Universidades de Língua Portuguesa (AULP), na próxima semana, em São Paulo, Brasil, divulgaram hoje os organizadores.

O objectivo deste projecto é a "busca de uma cooperação efectiva" entre as entidades de ensino superior da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP), segundo as mesmas fontes.

No encontro, que decorre entre 22 e 25 de Julho, participam dezenas de representantes de universidades do Brasil, Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe, Timor-Leste e Macau.

A iniciativa pretende igualmente estimular a realização de acordos de cooperação entre os participantes, nomeadamente nos sectores de ensino da língua portuguesa, formação de investigadores e das ciências da saúde e agrária, "sem prejuízo de quaisquer articulações em outros campos do conhecimento".

Outro objectivo será estimular a circulação de livros de língua portuguesa entre os países da CPLP, por meio da assinatura de acordos entre as editoras e da redução de tarifas de comércio internacional.

No dia 24 de Julho, decorrerá igualmente o II Encontro dos Estudantes Lusófonos, também nas instalações da Universidade de São Paulo (USP), com a participação de académicos de diversas instituições.

Os participantes dos dois eventos poderão visitar ainda a "Caverna Digital", uma sala de cinema com tecnologia três dimensões, projectada pela Escola Politécnica da USP.

Conhecida nos EUA como CAVE (Cave Automatic Virtual Environment) e na Europa como Cube, a "Caverna Digital", com capacidade para oito pessoas, vai apresentar projecções sobre a cultura lusófona e um passeio virtual pelo Rio de Janeiro.

A AULP tem sede em Lisboa e integra diversas universidades da CPLP no desenvolvimento de projectos de intercâmbio e de formação avançada para mestrados e doutoramentos.

A entidade, criada em 1990, realiza encontros anuais e apoia publicações para facilitar a aproximação das entidades de ensino superior da CPLP.

O actual presidente da AULP é o reitor da Universidade Agostinho Neto, na capital angolana, João Sebastião Teta.