De que está à procura ?

Mundo

Suíça: 200 mil euros de multa por excesso de velocidade

© Clique para ampliar

Clique para ampliar Um tribunal do cantão suíço de St. Gallen aplicou uma multa de 299 mil francos suíços, cerca de 202 mil euros, a um condutor apanhado em excesso de velocidade. Pelo valor da multa, a mais elevada aplicada por uma infracção de trânsito, seria de supor que o condutor estivesse a tentar bater o recorde de velocidade em terra. Nada de mais errado – a polícia apanhou o infractor a atravessar uma aldeia a pouco mais de 100 km/h, ao volante do seu Ferrari Testarossa.

Qual a razão para uma multa tão elevada? A Suíça é um dos países da Europa onde os valores das multas são decididos em função da fortuna do infractor. O tribunal de St. Gallen levou em conta que o “acelera” tem uma fortuna estimada em 23,3 milhões de francos suíços (mais de 15 milhões de euros), incluindo um casarão e cinco automóveis de luxo. “O acusado ignorou as mais elementares regras de trânsito com um veículo poderoso, motivado pelo puro desejo de velocidade”, justificou o tribunal.

Esta multa “estratosférica” dobrou o anterior recorde, também registado na Suíça, em 2008, quando o condutor de um Porsche de Zurique foi multado em 111 mil francos suíços (cerca de 75 mil euros).

TÓPICOS

Siga-nos e receba as notícias do BOM DIA