De que está à procura ?

Lifestyle

Rodrigo Leão no podcast “Trago Música Comigo”

Rodrigo Leão participou no podcast “Trago Música Comigo”, uma iniciativa da associação Bomdia.lu asbl, em parceira com a escola de música Luso Academy, e pretende proporcionar um momento de cultura em português transversal a todas as crianças e jovens da diáspora.

O público-alvo do podcast são as faixas etárias mais jovens da emigração portuguesa. O objetivo do projeto é chegar às novas gerações de portugueses e lusodescendentes, mas também proporcionar a um vasto número de jovens de diferentes países a possibilidade de produzir um podcast com músicos conhecidos.  

Além de promover a educação musical, o projeto encoraja a ligação dos jovens lusófonos e lusodescendentes às suas raízes, nomeadamente à língua portuguesa e à sua música. Estando os meios digitais cada vez mais presentes no quotidiano de crianças e jovens, é necessário agir para que estes deixem de ter apenas um papel de consumidores passivos e possam caminhar para um cultura mais participativa, lúdica e pedagógica. 

O diálogo intimista entre as crianças e os músicos contribui para que aqueles que se encontram a morar noutro país possam dar continuidade ao uso da língua portuguesa e satisfazer alguma da curiosidade em relação aos seus artistas favoritos. A criatividade dos entrevistadores de “palmo e meio” ganha o palco principal e poderá ser ouvida nas plataformas de streaming no formato podcast, disponíveis no Spotify e no YouTube.

A parceira do BOM DIA nesta iniciativa é a Luso Academy, um projeto educacional que desde há dez anos promove e divulga a cultura em português nas comunidades da diáspora através da música e do ensino de vários instrumentos em língua portuguesa.

Esta escola lusófona pretende fomentar o português através do ensino de música e da aprendizagem de um instrumento musical em aulas de grupo. Ana Correia, universitária investigadora em Bioquímica e apaixonada por música, fundou a Luso Academy em 2012 em Londres e expandiu-se para o Luxemburgo em 2014 e para Portugal em 2017, contando atualmente com mais de duas centenas de crianças e jovens lusófonos entre os seus alunos em Esch-sur-Alzette (Luxemburgo), Londres (Reino Unido) e Bragança e Vimioso (Portugal). 

TÓPICOS

Siga-nos e receba as notícias do BOM DIA