Reino Unido: Partido Conservador quer serviço militar obrigatório
O Partido Conservador anunciou planos para reintroduzir doze meses de serviço militar obrigatório se ganhar as próximas eleições gerais, marcadas para daqui a dois meses. Esta iniciativa tem por objetivo proporcionar oportunidades aos jovens e promover um sentimento de unidade nacional.
De acordo com a proposta, os jovens de 18 anos poderiam escolher entre uma das 30 000 colocações militares a tempo inteiro ou fazer voluntariado um fim de semana por mês em funções de serviço comunitário. O primeiro-ministro Rishi Sunak acredita que o restabelecimento do serviço obrigatório reacenderá o “espírito nacional” que se viveu durante a pandemia.
A proposta, que deverá custar cerca de 2,5 mil milhões de libras, foi criticada pelo Partido Trabalhista como sendo “desesperada” e “sem financiamento”. Os porta-vozes do Partido Trabalhista argumentam que o plano faz lembrar a iniciativa “Big Society” do antigo primeiro-ministro David Cameron, de 2010, e manifestam preocupações quanto à viabilidade financeira e à eficácia do projeto.