De que está à procura ?

Lisboa
Porto
Faro
Europa

Portugal e a covid-19: britânicos falam em milagre

Portugal é o sexto país com mais testes realizados, por mil habitantes, para detetar o novo coronavírus. É por isso motivo de estudo, à semelhança do que já aconteceu com as baixas taxas de infeção quando comparadas com Espanha ou Itália.

Como é que o país pobre, na cauda da Europa por tão maus motivos, em tantos dos rankings, consegue estar no top 10 mundial de testes realizados na pandemia? Foi a partir da pergunta que o jornal britânico “The Telegraph” tentou perceber o modelo adotado no país para detetar e controlar os focos de infeção.

No topo da lista da “Our World in Data”, uma publicação especializada em estatística, Portugal tinha realizado, até ao dia 19 de maio, quase 70 mil testes de despistagem ao novo coronavírus por cada mil habitantes. Acima de Portugal, apenas cinco países, de cima para baixo: Islândia, Bahrein, Luxemburgo, Lituânia e Dinamarca. Abaixo, países mais poderosos e tecnologicamente avançados como Israel, EUA, Noruega, Inglaterra ou Coreia do Sul.

Uma das explicações apontadas no trabalho para o “milagre” dos números é a convergência de esforços entre o Serviço Nacional de Saúde, as universidades e o sistema de saúde privado.

Leia o artigo na íntegra em Jornal de Notícias.