Porto entra com pé direito e três golos na Liga 2024/25
O FC Porto arrancou a I Liga 2024/25 de futebol com um convincente triunfo sobre o Gil Vicente (3-0), na estreia de Vítor Bruno, agora técnico principal, depois de vários anos como adjunto de Sérgio Conceição.
Após o triunfo sobre o Sporting na Supertaça (4-3), os ‘dragões’ voltaram a vencer, agora na primeira jornada do campeonato, e juntaram-se aos ‘leões’ no grupo de primeiros lideres da prova, assim como o Boavista, que venceu no campo do Casa Pia (1-0).
Num duelo entre emblemas promovidos ao primeiro escalão, AVS e Nacional empataram a um golo.
No Estádio do Dragão, no Porto, Vítor Bruno passou com sucesso ao primeiro ‘teste’ em casa, numa partida também marcada pela despedida a Pepe, que durante a semana anunciou o final da sua carreira de futebolista.
Ao minuto três, número da camisola que o central utilizava, o público do Dragão levantou-se e aplaudiu o agora antigo internacional português, com a fotografia de Pepe a passar nos ecrãs do recinto ‘azul e branco’.
Depois disso, o brasileiro Galeno, aos 30 minutos, de penálti, o espanhol Iván Jaime, aos 59, e o inglês Danny Namaso, aos 70, também de grande penalidade, fizeram os golos do FC Porto perante um adversário que apenas tinha uma derrota nas últimas três deslocações ao Dragão para o campeonato.
O Gil Vicente, orientado pelo interino Carlos Cunha, com Bruno Pinheiro a começar a trabalhar durante a próxima semana, para suceder a Tozé Marreco, terminou com 10 jogadores por expulsão de Sandro Cruz (76 minutos).
Em Rio Maior, o Boavista entrou igualmente a vencer, e também com estreia do técnico italiano Cristiano Bacci, com um golo de Reisinho, aos 77 minutos, de grande penalidade.
Já o AVS e o Nacional protagonizaram o primeiro empate da época, na Vila das Aves, no regresso de ambos ao primeiro escalão, com um golo do espanhol Baeza, aos 35 minutos, para os madeirenses, com equatoriano John Mercado, aos 56, a refazer a igualdade.
A primeira jornada da I Liga prossegue no domingo com mais quatro jogos, incluindo o a receção do Famalicão ao Benfica, às 18:00, e o embate entre Sporting de Braga e Estrela da Amadora, no Minho, às 20:30.
A ronda de estreia fica concluída na segunda-feira com a receção do Arouca ao Vitória de Guimarães.