De que está à procura ?

Comunidades

Passeio da Fama para Luso-Canadianos está a aumentar

© DR

O fotógrafo de celebridades George Pimentel e a autarca Ana Bailão serão duas das oito personalidades reconhecidas no Passeio da Fama para Luso-Canadianos em junho.

A cerimónia com o descerramento das placas terá lugar em 4 de junho, às 17h30 locais (22h30 de Lisboa), no número 722 da College Street, em Toronto.

Filho de emigrantes de Rabo de Peixe, na ilha açoriana de São Miguel, o lusodescendente George Pimentel já fotografou estrelas da sétima arte como Robert de Niro, Will Smith, Tom Cruise, Nicole Kidman, Gwyneth Paltrow, Al Pacino, Sean Penn ou os músicos Bruce Springsteen e Lady Gaga, entre outras celebridades.

A vice-presidente do município de Toronto e vereadora do bairro da Davenport, Ana Bailão, responsável pelo pelouro da Habitação Acessível da autarquia, nasceu em Vila Franca de Xira (Lisboa) e está no Canadá desde os 15 anos. Na passada quinta-feira a luso-canadiana anunciou que não se vai recandidatar nas eleições municipais de outubro, após 12 anos.

Entre os outros homenageados figuram o médico Horácio Arruda, a apresentadora de televisão Nellie Pedro, a executiva Paula Palma e o empresário Francisco de Seixas Grelo.

Horácio Arruda, filho de emigrantes açorianos, esteve em destaque na comunicação social canadiana, nas conferências de imprensa diárias durante grande parte da pandemia de covid-19, na qualidade de diretor de Saúde do Quebeque, cargo que desempenhou entre 2012 e janeiro de 2022.

A personalidade de televisão Nellie Pedro, natural de Angra do Heroísmo (Açores), no Canadá desde a década de 1970, apresenta o programa “Gente da Nossa” há quase 40 anos, será outro dos homenageados.

O empresário, criador e proprietário Francisco de Seixas Grelo dedica-se à criação de cavalos puro-sangue lusitano.

Paula Palma é a responsável pelos recursos humanos da Aecon, empresa envolvida na construção de vários projetos como a CN Tower em Toronto ou o Aeroporto Internacional de Montreal.

Na categoria de “construtores” também serão homenageados, a título póstumo, David Tavares, que morreu em janeiro de 2021, empresário fundador de várias empresas ligadas ao fornecimento de serviços de telecomunicações a algumas das principais empresas canadianas.

Também será reconhecido o empresário e filantropo Virgilio Pires, que morreu em 2021.

O Passeio da Fama para Luso-Canadianos, um projeto privado financiado pelo empresário Manuel da Costa, inaugurado em 2 de junho de 2013, está localizado na Praça Camões, no lado norte da College Street.

Entre várias figuras da comunidade portuguesa no Canadá e personalidades estão incluídos naquele monumento o antigo ministro das Finanças de Ontário Charles Sousa, o jogador profissional de hóquei no gelo John Tavares e a cantora Nelly Furtado, entre outros.

#portugalpositivo

TÓPICOS