De que está à procura ?

Lisboa
Porto
Faro
Motores

Opel Grandland X: agora com novo motor e equipamentos

A Opel dá continuidade à estratégia de reforço da gama do SUV Grandland X. Ao mesmo tempo que adiciona ao modelo dois novos níveis de equipamento – Ultimate e IntelliGrip – a marca alemã lança uma nova motorização topo de gama 2.0 Turbo D, com 177 cv de potência, exclusivamente associada à mais recente transmissão automática de oito velocidades. O novo 2.0 Turbo D oferece um elevado binário máximo de 400 Nm às 2000 rpm. Este é o propulsor que confere ao Grandland X o desempenho mais dinâmico, levando-o a registar apenas 9,5 segundos na aceleração de zero a 100 km/h. A velocidade máxima é de 211 km/h.

Apesar das elevadas ‘performances’, o turbodiesel topo de gama do Grandland X obtém excelentes resultados no campo da economia de utilização. O novo motor é particularmente notado pela eficiência, apresentando consumos combinados na ordem de 6,1 l/100 km, de acordo com a exigente norma WLTP.

Tal como a outra opção Diesel da gama – o 1.5 Turbo D, de 130 cv – o novo motor tem sistema de tratamento de gases de escape com Catalisador de Redução Seletiva (SCR) com injeção de AdBlue, cujo funcionamento eficiente assegura a eliminação de óxidos de azoto (NOx). A solução aquosa com ureia, que contém amoníaco (NH3), entra em reação com os óxidos de azoto no catalisador, de onde resultam inofensivos azoto e vapor de água.

O novo motor 2.0 está disponível em exclusivo com caixa automática de oito velocidades, a qual é igualmente responsável pelas cifras notáveis de desempenho e economia de combustível do Grandland X 2.0 Turbo D. Esta transmissão surge como opção nas restantes motorizações da gama.

Além do novo 2.0 Turbo D, a gama de motores do Grandland X é formada por um Diesel 1.5 Turbo D de 130 cv de potência (valores WLTP em ciclo combinado: 5,1-6,3 l/100 km) e uma alternativa a gasolina 1.2 Turbo, com 130 cv (valores WLTP em ciclo combinado: 6,4-7,6 l/100 km). Ambas as unidades podem receber caixas manuais ou automáticas de seis e oito velocidades. O sistema Start/Stop é de série.

A otimização da combustão dos motores do Opel Grandland X é obtida com recurso a variadas tecnologias, nomeadamente a sistemas de injeção com sofisticadas gestões eletrónicas e a variadores de fase de ambos os lados das válvulas da admissão e do escape. Assim, conseguem-se menor consumo e menores emissões. A cobertura DLC (Diamond Like Carbon) de vários componentes móveis do motor contribui para reduzir o atrito mecânico interno. Para além da eficiência, os motores do Grandland X destacam-se também por baixos níveis de vibrações e ruído, o que proporciona conforto acrescido aos ocupantes do habitáculo.

Todas estas unidades, que cumprem a mais exigente norma de emissões Euro 6d-TEMP, apresentam baixos níveis de consumo de combustível, tornando o novo Grandland X num dos mais económicos SUV do mercado. Isto, contudo, não é obtido à custa de ‘performances’.

O 1.5 Turbo D debita 130 cv de potência e uns apreciáveis 300 Nm a partir das 1750 rpm. Com caixa manual de seis velocidades, o Grandland X 1.5 Turbo D consegue cumprir os clássicos zero a 100 km/h em 10,9 segundos e alcançar a velocidade máxima de 192 km/h.

Por seu turno, o 1.2 Turbo de três cilindros, a gasolina, debita 130 cv de potência e 230 Nm de binário máximo logo a partir das 1750 rpm. Esta enérgica unidade motriz, construída em alumínio, consegue acelerar o Grandland X de zero a 100 km/h em apenas 10,1 segundos. A velocidade máxima chega aos 196 km/h.

Nos 1.2 Turbo e 1.5 Turbo D, a Opel dá a escolher entre caixa manual e caixas automáticas, de seis e oito velocidades. Estas modernas transmissões foram otimizadas em matéria de atrito, o que representa um contributo importante para a redução de consumo de combustível e, logo, de custos de utilização, ao mesmo tempo que ganham comando suave e refinado. A tecnologia Quickshift da caixa automática garante trocas rápidas em aceleração. O comando pode ser feito manualmente na alavanca.

A Opel promove a renovação da gama Grandland X com a entrada do novo motor 2.0 Turbo D e de dois novos níveis de equipamento: Ultimate e IntelliGrip. Com isto, acrescenta ainda mais competitividade à completa linha do seu SUV compacto.

O Grandland X Ultimate assume a posição de topo de gama e destaca-se com equipamento de série muito completo, constituindo uma proposta especialmente apelativa. A versão IntelliGrip, por seu turno, surge equipada com o avançado sistema de controlo de tração IntelliGrip, o qual estende os horizontes do Grandland X quando se trata de enfrentar caminhos fora de estrada.

A longa lista de equipamento de série da nova versão Ultimate inclui jantes de 19” em liga leve, tejadilho pintado de preto, vidros traseiros escurecidos e faróis AFL LED com comutação automática médios-máximos. No habitáculo surgem bancos ergonómicos – com certificação AGR – forrados a couro e tecido, bancos dianteiros e traseiros aquecidos, volante forrado a couro com aquecimento e base plana, sistema IntelliLink com navegação, ar condicionado de controlo eletrónico, tomada de corrente de 230V nos lugares traseiros e para-brisas aquecido, para nomear apenas os mais relevantes. Em matéria de apoio à condução, o Grandland X Ultimate oferece, também de série, os sistemas de reconhecimento de sinais de trânsito, alerta de fadiga do condutor, alerta de colisão dianteira iminente, travagem de emergência, deteção de peões, alerta de saída de faixa com correção automática de direção, assistência avançada ao estacionamento e câmara 360 graus.

Ultimate e IntelliGrip juntam-se às versões Edition e Innovation. Os preços do Grandland X IntelliGrip iniciam-se em 32.090 euros e o Grandland X Ultimate está disponível a partir de 33.990 euros. Os preços das variantes com o novo motor 2.0 Turbo D arrancam em 47.640 euros.

O Opel Grandland X é um SUV compacto com habitáculo muito espaçoso, bagageira de grande capacidade e equipamento muito completo. A elegância das linhas da carroçaria e do habitáculo partem, primeiro que tudo, de proporções certas que tornam este SUV da Opel particularmente atraente. O Grandland X faz parte da linha de modelos SUV da Opel, que é composta também pelo Mokka X e pelo Crossland X.