De que está à procura ?

Lifestyle

Morreu Richard Attenborough (vídeo)

Clique para ampliar O actor, realizador e produtor britânico Richard Attenborough morreu neste domingo, aos 90 anos. Estava numa cadeira de rodas há seis, na sequência de uma queda nas escadas. Deixa uma longa filmografia, que construiu durante uma carreira com mais de seis décadas.

Antes de se sentar na cadeira de realizador, Attenborough começou na interpretação. Teve a primeira experiência como actor aos 12 anos e a estreia profissional aos 18. O cinema veio logo a seguir. Foi através dele que se tornou num dos rostos mais conhecidos do Reino Unido.

Integrou o elenco de filmes como Brighton Rock (1947), A Grande Evasão (1963), O Extravagante Dr. Dolittle (1967) e Parque Jurássico (1993), o blockbuster com que Steven Spielberg ressuscitou os dinossauros no imaginário colectivo. A personagem de Attenborough – o multimilionário John Hammond, avô das duas crianças que vivem em pleno as aventuras da história – era, aliás, a principal responsável pela criação do incrível parque temático numa ilha do Pacífico.

No entanto, a principal marca que deixa no cinema é Gandhi, filme sobre o líder do movimento pela independência da Índia que dirigiu e produziu, e com o qual arrecadou dois ?”scares da Academia norte-americana (melhor filme e melhor realizador), na gala de 1983. O filme receberia oito estatuetas douradas, no total. Além disso, Attenborough tem no currículo quatro prémios Bafta e quatro Globos de Ouro, por diferentes produções.

Informada da morte do cineasta pelo seu filho, o encenador Michael Attenborough, a BBC lembra-o como “um homem charmoso, talentoso e de princípios liberais à moda antiga”. Richard era o irmão mais velho de David Attenborough, o naturalista conhecido pela maioria dos telespectadores por causa dos programas de televisão dedicados à natureza. O terceiro e mais novo dos irmãos Attenborough, John Michael, morreu em 2012.

A restante família de Richard também estava ligada às artes. Além do filho encenador, deixa uma filha, Charlotte, que seguiu as pisadas do pai e é actriz. O cineasta, que nasceu a 29 de Agosto de 1923 em Cambridge, Inglaterra, era casado desde 1945 com Sheila Sim, actriz durante as décadas de 1940 e 1950. Tiveram três filhos (Jane morreu em 2004, na sequência de um tsunami, na Tailândia). Estavam ambos desde Março de 2013 numa casa de repouso, em Londres.

[ Retratos de Verão: Ganhe viagens com o BOMDIA e a Luxair ]

TÓPICOS

Siga-nos e receba as notícias do BOM DIA