De que está à procura ?

Lifestyle

Luxemburgo: performance sobre a emigração pelos olhos de Gérald Bloncourt

Carlota Matos criou “Pour une vie meilleure”, uma peça de teatro que retrata a ida dos emigrantes portugueses e dos seus descendentes hoje em dia.

A peça insere-se no contexto do 50º aniversário da Revolução dos Cravos e inspira-se no trabalho de
fotógrafo Gérald Bloncourt, que documentou a migração portuguesa entre 1954 e 1974.

“O projeto irá explorar memórias da ditadura de Salazar, percursos de vida que levaram pessoas a viver noutro país, e a ligação de migrantes de segunda/terceira geração às suas origens”, disse a autora ao BOM DIA.

Carlota Matos e Joana Merlini explicam que “a peça explora não só o contexto histórico, como também se debruçaram sobre as complexidades de migração, identidade, pertença e história coletiva. Pretendemos testar o uso de documentação em palco, cruzando disciplinas artísticas e experimentando com narrativas visuais”.

Carlota Matos é uma artista portuguesa de teatro e performance atualmente a residir no Reino Unido e a trabalhar internacionalmente. A sua prática artística foca-se na acessibilidade e inclusão social e aborda temas como a migração, identidade e saúde mental, na forma de teatro documentário ou performances participativas. Colabora com diversas comunidades e pessoas que não são atores profissionais, no sentido de retirar barreiras no acesso às artes e aumentar a representatividade, principalmente para pessoas migrantes e com deficiência.

A performance tem lugar no Théâtre des Capucins, na capital luxemburguesa, e será apresentada no âmbito do festival TalentLAB no dia 9 de junho.

Mais informações e reservas aqui (o bilhete é gratuito mas é necessário reservar).

TÓPICOS

Siga-nos e receba as notícias do BOM DIA