De que está à procura ?

Lisboa
Porto
Faro
Comunidades

José Luís Encarnação conta em livro como conheceu a Alemanha

“Valeu a pena” é o novo livro de José Luís Encarnação, um cientista português de Informática, professor emérito da Universidade Superior Técnica de Darmstadt ( TU Darmstadt), na Alemanha, e conselheiro de governos, empresas multinacionais, organizações de investigação e fundações nas áreas de inovação e tecnologia.

José Luís Encarnação inventou o padrão gráfico Graphical Kernel System (GKS), tendo contribuído significativamente para o avanço da computação gráfica.

Após trabalhar no Instituto de Telecomunicações Heinrich Hertz (HHI) em Berlim, foi professor assistente na Universidade do Sarre em Saarbrücken. Em 1975 tornou-se Professor Catedrático da TU Darmstadt da cátedra de sistemas gráficos interativos, foi orientador de mais de 100 teses de doutoramento, tendo-se tornado professor Emérito em 2009.

Depois de assumir a cátedra em Darmstadt, fundou em 1984 o Zentrum für Graphische Datenverarbeitung (ZGDV), sendo seu diretor executivo até 2009.

Em 1987 foi fundador em Darmstadt do Instituto Fraunhofer de Computação Gráfica (IGD), que dirigiu até outubro de 2006, quando se aposentou da Fraunhofer.

De 2001 a 2006, José Luís Encarnação chefiou o Grupo Informação e Comunicação da Fraunhofer-Gesellschaft, composto por 15 institutos. Nesta função fez parte do Conselho Directivo da Fraunhofer-Gesellschaft, a maior sociedade de investigação aplicada na Europa.

#portugalpositivo