Ferrari faz história em Le Mans com um lusodescendente ao volante
James Calado corre sob bandeira britânica mas tem raizes portuguesas e foi um dos pilotos que levaram a Ferrari ao pódio de Le Mans, conquista que a marca italiana não conseguia desde 1965.
“Está a ser a uma mistura de sentimentos, estou feliz pela equipa… é uma conquista enorme, com certeza vamos ficar na história”, disse Calado no final da corrida.
Claramente emocionado e quase sem conseguir falar, o seu colega de equipa, Antonio Giovinazzi explicou que “é inacreditável… vencer aqui pela Ferrari é um sentimento inexplicável”.
Esta foi a décima vitória geral da Ferrari nas 24 Horas de Le Mans, para além das obtidas em 1949, 1954, 1958 e de 1960 até 1965. O historial da Ferrari em Le Mans conta agora com 39 vitórias, incluindo 29 vitórias por classe.
James Calado é o segundo lusodescendente a brilhar em Le Mans 2023, depois de Dylan Pereira ter conquistado no sábado a corrida de Porsche SuperCup.
James Calado nasceu em Inglaterra e passou por Fórmula Renault Eurocup 2.0, Fórmula Renault 2.0 UK, Fórmula Renault 2.0 Portugal Winter Series, Fórmula Renault 2.0 UK Winter Series (campeão nestas duas últimas) e Fórmula Renault 2.0 NEC.
Após uma bem-sucedida passagem pela GP3 Series, o lusodescendente assinou contrato com a Lotus GP para disputar a temporada de 2012 da GP2, vencendo pela primeira vez na Sprint Race da Malásia, obtendo outros seis pódios, e encerrando o campeonato em quinto lugar, com 160 pontos.
Mesmo com a pouca experiência em GP2, a revista Autosport escolheu o luso-inglês como melhor piloto da temporada.
Em outubro de 2019, foi anunciado que Calado foi contratado pela Panasonic Jaguar Racing para a disputa da temporada de 2019–20 da Fórmula E. Porém, após disputar nove corridas, foi substituído por Tom Blomqvist.
Dia 11 de junho de 2023, ao lado de Alessandro Pier Guidi e Antonio Giovinazzi, Calado acrescentou ao seu palmarés uma vitória geral nas 24 Horas de Le Mans, com uma Ferrari 499P.
Calado já tinha vitórias na clássica prova francesa de endurance na categoria LMGTE Pro.