De que está à procura ?

Lifestyle

Coimbra: este ano não há Serenata Monumental

© dr

A Comissão Organizadora da Queima das Fitas (COQF) decidiu cancelar a famosa Serenata Monumental, colocando, assim, um ponto final no impasse que existia em torno do local onde este que é o evento que marca o arranque de mais uma semana de festa académica em Coimbra.

«Em meio a este impasse, e após esgotar todos os prazos para garantir todas as condições de segurança e logísticas exigidas pelas autoridades competentes para a organização da Serenata Monumental da Queima das Fitas, a COQF vem por este meio comunicar que a mesma não se irá realizar este ano», confirma o órgão máximo da Queima das Fitas, em comunicado acabado de publicar nas suas redes sociais.

A Comissão Organizadora, liderada por Carlos Missel, diz ser «importante que não se criem divisões na academia» e que todas as estruturas envolvidas continuaram sempre «a trabalhar no sentido de devolver a Serenata ao seu sítio tradicional, assegurando todas as condições de segurança que permitam a emissão de autorização por parte das entidades com a prerrogativa legal para o fazer».

No entanto, «até à data, não houve pareceres positivos expressos destas entidades» para que a Serenata se realizasse na Sé Velha e, apesar de já haver conhecimento das medidas necessárias para que tal se concretize, o «curto espaço de tempo» que falta para o início da Serenata, impede a COQF e a PSP de Coimbra de «assegurar as exigências logísticas» inerentes à realização da mesma na Sé Velha.

A Sé Nova foi apresentada como solução pela COQF, no então, a Secção de Fado não demonstrou «qualquer tipo de cedência neste processo, recusando-se a atuar em qualquer outro local que não a Sé Velha» o que, refere o mesmo comunicado, levou a organização da festa a «cancelar a Serenata». 

«A COQF não irá promover nenhum evento que não cumpra todos os requisitos exigidos pelas autoridades de segurança, nem organizará um evento sem as respetivas licenças e autorizações a que está, por lei, obrigada», remata. 

TÓPICOS

Siga-nos e receba as notícias do BOM DIA