De que está à procura ?

Lisboa
Porto
Faro
Comunidades

Casal emigrante em Nice bloqueado em Portugal

Emília e Xavier vivem em Nice, França, e foram passar uns dias a Ferreiros, no Minho. Foram ‘apanhados’ por toda a confusão lançada por causa da covid-19.

“É tão triste estar presa em casa e longe dos meus filhos”, disse ao jornal Correio do Minho, emocionada, Emília Costa, a viver em França há muitos anos.

Desabafa as dificuldades que tem sentido por estar ‘presa’ em casa com o marido. O casal estava longe de imaginar que ia as curtas férias na sua terra os fechariam em quarentena e ainda sem data previsível de regresso.

Emília Costa e Xavier Monteiro chegaram a Portugal no passado dia 13 de março e tinham voo de regresso marcado para o dia 30 de março. Uma semana depois de chegarem tudo mudou: “não estávamos nada à espera disto, viemos de férias com o objectivo de visitar os familiares e alguns amigos e dar umas voltas e passeios, agora temos medo e não saímos de casa”, confidenciou.

O casal cumpriu a quarentena e agora só sai para ir às compras, contando que a primeira vez que o casal foi às compras a GNR mandou parar a viatura e informou que só podia ir uma pessoa às compras. “Agora vai o meu marido sozinho às compras, mas só quando é mesmo preciso. Temos medo, por isso, não saímos de casa”, assumiu Emília, confidenciando que “é uma situação muito complicada”.

A viver perto de Nice, o casal tem dois filhos (todos na foto acima). A filha Renata ainda vive com o casal, mas Tiago já saiu de casa. “Eles também estão em França e muito preocupados e estão sempre a ligar-nos”, referiu Emília Costa, salientando que é a filha que vai fazendo telefonemas para a Embaixada de França em Portugal para tentar saber quando é que podem regressar.

A companhia aérea já alterou o voo várias vezes, sendo que na última alteração o voo ficou marcado para o próximo dia 11 de abril, um voo com partida em Lisboa e destino Nice, com uma escala em Londres de 26 horas. “Mas também este voo vai ser cancelado”, acredita a emigrante.