De que está à procura ?

Lisboa
Porto
Faro
Lifestyle

“Até para o ano”: porque todos os emigrantes já viveram algo assim

O filme de Philippe Machado (na foto), “À l’année prochaine” (em português “Até para o ano”) teve a sua estreia mundial no dia 6 de dezembro no Luxemburgo. O jovem realizador e argumentista desta obra, vive na região de Paris, e filmou no verão de 2018 o filme que agora estreou no grão-ducado numa sala cheia de espetadores rendidos às emoções do filme.

“Até para o ano” foi rodado nas aldeias de Portela e Cambeses, perto de Monção, no alto Minho”, e conta com interpretações de portugueses e lusodescendentes – Magaly Teixeira, Sabrina de Oliveira, Inês Martins, Rosa Cadima, Luís Costa, Suzana Joaquim Maudslay, Jorge Tomé e Alexandre Martins. mas também de franceses tais como Yannick Morzelle, Louis Allasio, Sacha Awazu e Thor Schenker.

Trata-se de um filme cheio de emoções e “fala ao coração de todos nós, que vivemos fora de Portugal”, disse ao BOM DIA, Magaly Teixeira (na foto abaixo), atriz que vive no Luxemburgo e que desempenha um dos papéis principais. Philippe Machado explicou ter pegado num momento duro da sua vida para escrever o argumento do filme.

O filme acompanha um grupo de jovens da mesma família que se encontram em Portugal nas férias de verão mas que vivem em França. Além da tristeza de terem de se dizer “até para o ano” no final das férias, um membro da família está gravemente doente criando uma terrível tensão emocional entre os familiares.

O filme foi estreado pela primeira vez nesta sessão no Luxemburgo, projeção organizada pelo BOM DIA, com o apoio da JOIN, e contou com a presença do realizador Philippe Machado e da atriz Magaly Teixeira. A atriz, que é também fadista, interpretou vários temas de fado acompanhada por Joaquim Caniço e Miguel Braga.