De que está à procura ?

Motores

Toyota bZ4X: um nome complicado para um elétrico bom e simples

O Toyota bZ4X é o primeiro produto de uma nova família de veículos 100% elétricos a que a marca nipónica deu o nome de bZ, sinónimo de “Beyond Zero” (ou “para lá de zero”, em português).

O novo Toyota 100% elétrico já está á venda com preços na casa dos 40 mil euros para a versão de entrada.

É a estreia da plataforma e-TNGA, desenvolvida com a Subaru e que será usada para seis outros modelos. Para já, este SUV de 4,69 metros, com um monobloco em aços de alta resistência tem uma bateria de iões de lítio de 71,4 kWh úteis, colocada sob o habitáculo e integrada na estrutura.

Pode levar apenas um motor, para mover as rodas da frente ou dois, um para cada eixo.

Por dentro, o bZ4X tem cinco lugares, os dois da frente com espaço razoável, mas com a consola central demasiado larga a roubar espaço, se bem que ofereça bons porta-objetos, necessários pois não existe porta-luvas.

A versão AWD usa dois motores de 80 kW cada, ou seja, uma potência máxima de 217,5 cv e 336 Nm de binário. Para circular no asfalto, tem um modo normal e um modo Eco, que torna a resposta do acelerador mais lenta, para poupar nos consumos.

Neste teste, ainda não foi possível confirmar os consumos reais, mas os valores preliminares anunciados pela Toyota, entre 15 e 16 kWh/100 km, parecem realistas, tendo em conta que o modelo vem equipado com bomba de calor e pesa 2005 kg. Em terreno plano e com pouca aceleração, apenas o motor da frente funciona, desde que se circule abaixo dos 90 km/h.

Descubra o bZ4X no Luxemburgo e na Grande Região visitando os nossos parceiros Toyota do grupo CAR Avenue.

TÓPICOS

Siga-nos e receba as notícias do BOM DIA