De que está à procura ?

Lifestyle

Festival de Cannes: este é o júri do Un Certain Regard

O canadiano Xavier Dolan vai liderar o júri da sua secção Un Certain Regard do festival de cinema de Cannes.

“É uma honra e um prazer regressar a Cannes como presidente do júri Un Certain Regard, declarou Xavier Dolan. Ainda mais do que fazer filmes, descobrir o trabalho de cineastas talentosos sempre esteve no centro da minha jornada pessoal e profissional. Vejo, nesta responsabilidade que me foi atribuída, a oportunidade de focar com os membros do Júri Un Certain Regard num aspecto essencial da arte do cinema: histórias contadas com verdade.“, disse o realizador de filmes como “Mamã” e “Matthias & Maxime“.

Além de Dolan, este júri conta com a realizadora franco-sénégalesa Maïmouna Doucouré, da realizadora e produtora marroquina Asmae El Moudir, da atriz luxemburguesa-alemã Vicky Krieps e do realizador e crítico americano Todd McCarthy.

Autodidata, Dolan escreveu, realizou, produziu e protagonizou a sua primeira longa-metragem, “I Killed My Mother“, prosseguindo com “Heartbeats“, a sua primeira entrada na Un Certain Regard, quando tinha apenas 21 anos. Dois anos depois, “Laurence Anyways“, que estreou na mesma secção, ganhou o prémio de Melhor Atriz ex-aequo para Suzanne Clément. No certame, seguiu-se “Tom at the Farm” e “Mommy”, o seu primeiro filme na corrida à Palma de Ouro, e que lhe valeu o Prémio do Júri ao lado de “Adeus à Linguagem“, de Jean-Luc Godard. 

No ano seguinte, Xavier Dolan integrou o Júri presidido pelos irmãos Coen no 68º Festival de Cannes, e voltou a concorrer à Palma de Ouro com “Tão Só o Fim do Mundo” e “Matthias & Maxime“. Pelo caminho, assinou ainda “The Death & Life of John F. Donovan“.

TÓPICOS

Siga-nos e receba as notícias do BOM DIA