De que está à procura ?

Comunidades

EUA: duas portuguesas em destaque na Inteligência Artificial

As investigadoras portuguesas Daniela Braga e Manuela Veloso são destacadas na revista Forbes num top 10 com “mulheres líderes” a nível mundial na área da Inteligência Artificial (IA).

Daniela Braga, fundadora e CEO da Defined.ai, empresa de reconhecimento de voz, texto e imagem, já recebeu várias distinções.

A empresária de 44 anos, natural do Porto, vive nos EUA, onde integra a “Task Force” de Joe Biden, presidente dos EUA, para impulsionar a IA.

A empresária e escritora Rebekah Bastian listou “mulheres líderes em IA” num artigo que escreveu para a Forbes, no qual considera que devem ser consideradas “para altos cargos administrativos” em empresas da área, e incluiu outra portuguesa: Manuela Veloso.

Esta professora de 66 anos é conhecida pelo trabalho que tem feito nas áreas da robótica e da IA. “A sua experiência, tanto na academia quanto na indústria, seria fundamental para preencher a lacuna entre a pesquisa e as aplicações do mundo real na OpenAI”, destaca Bastian, indicando-a também como uma boa opção para a administração desta empresa.

Manuela Veloso está à frente do laboratório de investigação em IA da JPMorgan Chase e é professora da Universidade Carnegie Mellon, nos EUA, onde vive.

TÓPICOS

Siga-nos e receba as notícias do BOM DIA