De que está à procura ?

Portugal

Economia e população portuguesa cresce graças à imigração

© Lusa

A importância dos cidadãos estrangeiros que Portugal acolhe é cada vez maior na demografia e economia nacionais. Sem imigrantes, só sete concelhos ganhariam população e as contribuições para a Segurança Social seriam mais baixas em 1500 milhões de euros.

Esta quarta-feira há debate sobre imigração e segurança, promovido pelo Chega, na Assembleia da República, com a presença do ministro da Administração Interna, mas o coordenador da Plataforma de Apoio a Refugiados (PAR) considera que “não podemos olhar para as migrações como ameaça à nossa segurança”.

Entre 2011 e 2021, Portugal perdeu 220 mil habitantes e o número de residentes recuou para 10,3 milhões. A perda seria de mais do triplo, de 761 mil habitantes, se o impacto da imigração fosse excluído.

O Jornal de Notícias calculou a evolução demográfica com base nos Censos do Instituto Nacional de Estatística e retirou-lhe o efeito da imigração registada nesses anos. Assim, conclui-se que, sem imigração, Portugal teria apenas sete dos 308 concelhos a ganhar população, com os restantes 301 em perda. Na verdade, com imigração, houve 50 municípios a ganhar residentes.

Leia mais em Jornal de Notícias.

TÓPICOS

Siga-nos e receba as notícias do BOM DIA