Como tirar fotografias sem correr riscos cibernéticos

Assinala-se esta sexta-feira o Dia Mundial da Fotografia. Com a invenção da câmara fotográfica no século XIX, foi possível captar momentos, quer sejam eles do nosso quotidiano, quer sejam momentos históricos.
O desenvolvimento tecnológico, permitiu a democratização da fotografia, sendo possível tirar fotografias em alta resolução e partilhar em questão de segundos através do Smartphone nas redes sociais.
É por isso que a Check Point® Software Technologies Ltd., fornecedor líder mundial de soluções de cibersegurança, salienta os cuidados que se deve ter com a utilização das câmaras fotográficas e dos smartphones.
As câmaras fotográficas e os smartphones são ao mesmo tempo produtos concorrentes e complementares, ambos têm a possibilidade de gravar vídeos e tirar fotografias em alta resolução e comunicar-se através de protocolos comuns como o USB e o WiFi, sendo complementares na possibilidade de edição e partilha dos conteúdos de forma rápida e simples, através das aplicações para os smartphones.
Com estas tecnologias e formas de comunicação entre dispositivos e partilha de conteúdos, tornam estes dispositivos suscetíveis a ataques que comprometem a segurança dos seus dados. A utilização do WiFi em zonas públicas, a utilização de aplicações não verificadas na edição de fotografias, são as formas de ataque mais usadas.
A Check Point Software deixa algumas dicas que os utilizadores podem realizar para evitar serem infetados:
- Certifique-se de que os seus dispositivos estão a utilizar a última versão de firmware, e instale uma correção, se disponível,
- Desligar o WiFi quando não estiver em uso,
- Utilizar pontos de acesso próprios e não ligar a acessos públicos de WiFi,
- Ter as mais recentes versões das aplicações em uso,
- Não instalar aplicações de fontes desconhecias ou não validadas pelos programas de proteção das lojas de aplicações.