De que está à procura ?

Desporto

Adjunto de ten Hag revela motivo que levou Ronaldo a sair do United

© DR

O treinador neerlandês Erik ten Hag e o português Cristiano Ronaldo tiveram vários desaguisados durante os cinco meses em que coabitaram no Manchester United, em Inglaterra. Agora, em entrevista ao podcast The Good, The Bad and The Football, Steve McClaren, antigo adjunto dos red devils, revelou o motivo da quebra de confiança entre ambos, que culminou com a rescisão de contrato do craque madeirense.

O modelo de jogo que ten Hag implementou no “seu” Ajax entre 2017 e 2022 fez do clube de Amesterdão um autêntico rolo compressor no país e um conjunto que nenhum adversário nas competições europeias estava confortável em defrontar.

O segredo do sucesso daquela equipa esteve assente no desdobramento tático, que deambulava entre um 4-3-3 base, e um 4-2-3-1 ou um 3-4-3 dinâmico, dependendo da fase de jogo.

“Traduzindo”, foi a ideia de versatilidade passada aos seus jogadores que tornou o Ajax numa equipa preparada para enfrentar qualquer desafio.

A utilização de um falso ponta de lança, a saída de bola com duplo pivot ou a construção de jogo com recurso aos defesas laterais eram algumas das suas principais características táticas, mas aquela que mais saltava à vista de todos era a pressão alta de toda a equipa, incluindo dos seus jogadores mais avançados.

Segundo McClaren, foi precisamente este último ponto que levou à rutura da relação entre Cristiano Ronaldo e Erik ten Hag no Manchester United.

Quando o técnico chegou a Inglaterra no verão de 2022, para substituir o interino Ralf Rangnick, já o capitão da seleção nacional lá estava há um ano, a cumprir a sua segunda passagem. Contudo, as mudanças que o neerlandês procurou promover junto do plantel não foram bem recebidas por Ronaldo, enfatiza o ex-adjunto no referido podcast com as antigas lendas do Manchester United Paul Scholes e Nicky Butt.

“Eu costumava dizer ao Ronnie [Cristiano Ronaldo]: ‘Tudo o que [Ten Hag] quer que faças é… ser o primeiro a pressionar, fazer uma corrida, talvez duas corridas, e talvez uma terceira, se te apetecer. E depois voltar para o meio, caso recuperemos a bola, e então podemos jogar para ti. É tudo o que ele quer que faças. Se não conseguires fazer isso, não vais jogar. Ou se não quiseres fazer isso, não podes jogar”, contou o entrevistado.

Este tipo de pedidos não terão caído bem a Ronaldo, que por cinco vezes conquistou a Bola de Ouro e que, naquela altura, já contava com 37 anos.

Apesar dos protestos e das consequentes discussões sobre o assunto, ten Hag fincou o pé: “Acho que a maioria dos treinadores se adaptaria, mas ele manteve a sua posição”, concluiu o ex-adjunto.

Ronaldo viria a sair do United a 22 de novembro de 2022, rescindindo o contrato por mútuo acordo. Durante esta segunda “estadia”, marcou 27 golos.

Erik ten Hag deixou mais tarde os red devils. 28 de outubro de 2024 foi o dia em que foi demitido, na sequência de maus resultados quer na Premier League, quer nas competições europeias.

TÓPICOS

Siga-nos e receba as notícias do BOM DIA