De que está à procura ?

Portugal

Portugal é representado por 11 galerias de arte na ARCO Madrid

© Clique para ampliar

Clique para ampliar Onze galerias portuguesas vão participar na feira de arte contemporânea ARCO Madrid, entre quarta-feira e domingo, na 32.ª edição do certame, que tem a Turquia como país convidado.

A 32.ª edição da ARCO Madrid vai reunir este ano 205 galerias de arte de 30 países – 147 galerias do programa geral e 58 dos programas comissariados -, com mais de 150 profissionais, entre curadores, diretores de museus, colecionadores e responsáveis de instituições culturais.

Uma das novidades desta edição da feira será uma loja “online” para venda de obras de arte com preço inferior a 5.000 euros, uma forma de conquistar novos mercados e tornar a arte mais acessível ao público em geral, segundo a organização.

A programação da ARCO Madrid foi apresentada em janeiro, em Lisboa, na Fundação Leal Rios, onde o diretor do certame, Carlos Urroz, justificou a escolha da Turquia, este ano, como país convidado, na sequência de uma visita à Bienal de Arte Contemporânea de Istambul.

“Descobrimos galerias interessantes e artistas turcos contemporâneos, que têm acompanhado a evolução do país, mostrando uma linguagem artística de nível internacional”, sublinhou, em declarações aos jornalistas, na altura.

Apesar da crise que atinge o país, e que provocou “um momento muito difícil para o mercado da arte”, a organização mantém as expectativas de vendas de um certame que recebeu 137 mil visitantes, em 2012, e 140 mil, em 2011, com uma presença significativa de público português.

Nesta edição, Portugal estará representado com 11 galerias, o mesmo número que no ano anterior, com uma galeria portuguesa estreante na ARCO Madrid, a 3+1 Contemporary Art.

As galerias portuguesas que vão participar são a Baginski Galeria/Projetos, Carlos Carvalho – Arte Contemporânea, Filomena Soares, Caroline Pagés Gallery, Pedro Cera e Vera Cortês, de Lisboa, a Quadrado Azul e a Nuno Centeno, do Porto, e a Galeria Mário Sequeira, de Braga.

Faz ainda parte do grupo a Galeria Fonseca Macedo, com sede em Ponta Delgada (Açores).

Daniel Blaufuks, André Romão, Pedro Barateiro, Carla Filipe e Catarina Botelho são alguns dos artistas portugueses cujas obras estarão presentes, através destas galerias.

Nas iniciativas para profissionais, com vários especialistas em arte, que se realizarão em torno da ARCO Madrid 2013, João Fernandes, subdiretor de conservação, investigação e divulgação do Museu Rainha Sofia, em Madrid, será o codiretor do II Encontro de Museus da Europa e América Latina.

Neste encontro, vão ainda participar Suzanne Cotter, atual diretora do Museu de Serralves, no Porto, que sucedeu a João Fernandes, e Miguel von Hafe Pérez, diretor do Centro Galego de Arte Contemporânea, em Santiago de Compostela.

[ Nova obra de Joana Vasconcelos revelada terça-feira ]

[ Festival de Berlim começa hoje e conta com 4 filmes portugueses ]

[ Nove mil crianças desfilam no Carnaval de Torres Vedras ]

TÓPICOS

Siga-nos e receba as notícias do BOM DIA