De que está à procura ?

Lifestyle

Insuficiência de vitamina D pode aumentar risco de diabetes

© Clique para ampliar

Clique para ampliar Manter níveis adequados de vitamina D antes da idade adulta pode reduzir em 50% o risco de desenvolver diabetes do tipo 1 em adultos.

Este resultado vai ao encontro de estudos anteriores realizados na Finlândia, publicados em 2001 na prestigiada revista The Lancet (http://www.thelancet.com/ journals/lancet/article/PIIS0140-6736(01)06580-1/abstract) nos quais se tinha verificado um efeito preventivo de suplementos de vitamina D em crianças para o não desenvolvimento de diabetes tipo 1.

Apesar de serem necessários mais estudos epidemiológicos e bioquímicos, esta nova investigação, de cientistas Harvard School of Public Health, realça a importância da presença de vitamina D na dieta como forma de prevenir que essa doença autoimune se desenvolva na vida adulta.

O estudo aqui em referência foi publicado na edição online do dia 3 de Fevereiro da revista American Journal of Epidemiology (http://aje.oxfordjournals.org/content/early/2013/02/03/aje.kws243.short?rss=1) e será publicado na edição impressa de 1 de Março de 2013.

“É surpreendente que uma doença gravíssima tal como a diabetes tipo 1 possa ser provavelmente prevenida através de uma intervenção simples e segura” afirmou Kassandra Munger o autor principal do estudo e investigador da Harvard School of Public Health.

A diabetes tipo 1 é caracterizada pela insuficiente (ou mesmo inexistente) produção de insulina pelo pâncreas, devido à destruição das células (mais exactamente as células beta dos ilhéus de Langerhans pancreáticos) que a produzem, pelo sistema imunitário do próprio (destruição autoimune).

Os doentes de diabetes tipo 1 são, assim, insulino-dependentes. Ou seja, para poderem manter níveis fisiológicos normais de glicose no sangue têm de receber insulina através de injecções cutâneas. Apesar de se poder desenvolver em qualquer idade, a diabetes tipo 1 é mais comum em crianças, adolescentes e adultos jovens.

Já se sabia de outros estudos que a vitamina D influencia a produção de insulina, mas estas novas investigações vêm indicar que esta vitamina pode ter um papel de protecção contra o “ataque” autoimune. Aliás, a deficiência nos níveis de vitamina D no corpo têm sido associada a um risco aumentado para o desenvolvimento de várias doenças autoimunes.

A vitamina D, ou calciferol, é necessária para a normal absorção de cálcio pelas células após exposição solar, e é essencial para o desenvolvimento normal dos ossos e dentes. É uma vitamina lipossolúvel (solúvel em gorduras) obtida a partir do colesterol que é o seu precursor metabólico.

António Piedade

[ Feira da saúde do CASA regressa em abril ]

[ Enfermeiros manifestam-se no Porto ]

[ Surdos-mudos vão poder usar o telemóvel ]

TÓPICOS

Siga-nos e receba as notícias do BOM DIA