De que está à procura ?

Luxemburgo

Fátima, Wiltz, o arcebispo e os portugueses (vídeo)

© Clique para ampliar

Clique para ampliar “Obrigado portugueses, sem vocês não haveria ninguém para trabalhar no Luxemburgo”, foram as primeiras palavras do arcebispo Jean-Claude Hollerich (na foto) no santuário de Nossa Senhora de Fátima, em Wiltz onde celebrou a eucaristia durante a 44ª peregrinação anual ao santuário.

Como é hábito a comunidade portuguesa radicada no Luxemburgo e da grande região deslocou-se em massa e à sua maneira fez a festa, quer religiosa quer pagã. As palavras do arcebispo do Luxemburgo foram bem recebidas pelos presentes e já foram comentadas por algumas personalidades.

Já na véspera da peregrinação muitos foliões se deslocaram para os arredores de Wiltz, onde pernoitaram. De ano para ano os “apetrechos” vão-se modernizando, desde “toilettes” móveis até supergeradores ou tendas gigantes, de tudo se encontra.

O BOMDIA teve a oportunidade de percorrer as zonas mais frequentadas pelos milhares de portugueses que por esta ocasião fazem a festa. Falámos com dezenas de peregrinos e colocámos uma questão: porque vieram a Wiltz? Registámos uma grande parte das respostas num vídeo que pode ver abaixo.

[ Porque é que toda a gente gosta do BOMDIA? (vídeo) ]

TÓPICOS

Siga-nos e receba as notícias do BOM DIA