De que está à procura ?

Portugal

Gosta de castanhas? Então tem de passar em Vinhais

© DR

A vila de Vinhais, no distrito de Bragança, reúne durante três dias, entre 23 e 25 de outubro, todo o setor da castanha numa feira que mostra o peso económico deste fruto no concelho maior produtor português.

A imagem de marca de Vinhais é o fumeiro, mas “a castanha assume, em termos económicos, uma dimensão muito maior”, movimentando 25 milhões de euros por ano, como realçou Luís Fernandes, vice-presidente da Câmara de Vinhais, na apresentação da Rural Castanea.

Esta feira/festa promove há uma década “o ouro” de Trás-os-Montes, que concentra na chamada Terra Fria Transmontana 90% das cerca de 40 mil toneladas da produção nacional de castanha, sendo Vinhais o maior produtor com cerca de 15 mil toneladas.

A diretora da feira, Carla Alves, adiantou que a edição deste ano tem novidades com o aumento da área de exposição e exposições novas, que abrangem toda a fileira da castanha, desde os viveiros para plantação de novos soutos, à maquinaria para a apanha, gastronomia e palestras sobre os desafios colocados aos produtores.

A área de soutos duplicou nos últimos seis anos em Vinhais, com 10 mil hectares atualmente, e jovens agricultores a apostarem nesta produção, segundo os responsáveis, que estão, no entanto preocupados com algumas ameaças como as doenças da tinta, cancro e vespa das galhas do castanheiro.

Durante os três da feira decorrerão as jornadas do castanheiro com vários temas em debate relacionados com a produção.

O evento servirá também para testar um novo produto, desenvolvido numa parceria entre a associação de produtores florestais ARBOREA e o Instituto Politécnico de Bragança, destinado a combater algumas doenças que afetam esta cultura.

As jornadas decorrerão no pavilhão reservado em exclusivo para o castanheiro e abrangem também outro setor ligado a esta produção, o do mel.

O pavilhão principal do Parque Municipal de Exposição fica reservado ao agroalimentar com restauração, em que se incluem as tradicionais tasquinhas, e a predominância de gastronomia à base da rainha da festa, desde doçaria a pratos principais.

No evento estarão também disponíveis produtos regionais relacionados com as colheitas de outono e não faltará aquele o se tornou num dos principais atrativos dos últimos anos, o maior assador do mundo.

Depois de reconhecido pelo livro dos recordes mundiais, o assador continuam a servir castanha assada grátis aos visitantes, regada com jeropiga e vinho.

A organização adicionou outros atrativos, nomeadamente passeios a cavalo e de charrete com os recursos do centro hípico do Parque Biológico de Vinhais, que tem o alojamento lotado para este fim de semana, como indicou Carla Alves.

Os responsáveis esperam entre “25 a 30 mil visitantes” nesta feira, quase o triplo da população residente no concelho transmontano.

Com o propósito ainda de valorizar os produtos regionais, o evento terá nesta edição, pela primeira vez, uma exposição com 14 raças autóctones de Trás-os-Montes, que têm em comum a “excelente carne, muitas delas certificadas”.

A organização realçou ainda que o outono é das alturas do ano mais propícia para desfrutar da paisagem dos soutos transmontanos pintada com os acobreado e avermelhado das folhas dos castanheiros.

 

TÓPICOS

Siga-nos e receba as notícias do BOM DIA