De que está à procura ?

Lisboa
Porto
Faro
Desporto

Portugal mais medalhado nos jogos da CPLP

A delegação portuguesa foi a mais medalhada dos XI Jogos Desportivos da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), realizados em São Tomé e Príncipe, para atletas com idade inferior a 16 anos, com um total de 25.

Durante uma semana, entre 21 e 28 de julho, os XI Jogos Desportivos da CPLP, realizados pela primeira vez em São Tomé e Príncipe, receberam cerca de 700 atletas, oriundos de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal e Timor Leste.

Os jovens portugueses assumiram um lugar de destaque ao nível competitivo, conquistando o primeiro lugar coletivo, com um total de 25 medalhas, 12 de ouro (oito em atletismo e quatro em taekwondo), oito de prata (sete em atletismo e uma em voleibol) e cinco de bronze (três em atletismo, uma em voleibol e uma em basquetebol).

Em segundo lugar ficou a delegação de Moçambique, com 23 medalhas, seguindo-se o país anfitrião dos Jogos, São Tomé e Príncipe, com 22.

Os jogos são dirigidos para jovens com idades até 16 anos e têm como objetivo o reforço da solidariedade entre os países membros da comunidade, assim como a promoção do espírito de ‘fair-play’.

Pela primeira vez os Jogos Desportivos da CPLP contemplaram a atribuição do Prémio Ética Desportiva, entregue a Timor-Leste, que irá receber a próxima edição da competição, em 2020.