De que está à procura ?

Europa

Cinco portugueses na lista de herdeiros esquecidos dos bancos suíços

Pelo menos para os portugueses herdeiros das contas bancárias esquecidas nos bancos suíços e com mais de 60 anos. A lista foi agora publicada.

A Suíça, popular na descrição e sigilo bancário em relação aos seus clientes, divulgou uma lista com o nome de contas inativas há mais de seis décadas e com um saldo superior a 460 euros (cerca de 500 francos suíços). Os familiares e herdeiros dos titulares das contas podem agora reaver o dinheiro, uma consequência de uma nova lei suíça sobre contas sem herdeiro, divulgou o Jornal de Negôcios.

A lista, publicada pela Associação dos Banqueiros Suíços (ABS) é composta maioritariamente por suíços, mas há pessoas de todo o mundo. No total são mais de 2,6 mil contas de proprietários individuais e entidades, que juntas totalizam cerca de 44 milhões de francos suíços, aos quais se junta o conteúdo de 80 cofres, indicou a ABS.

Ainda existem diversos nomes sem informações sobre a origem ou nacionalidade das contas, mas entre os titulares de contas esquecidas estão pelo menos sete portugueses e estrangeiros a residir em Portugal, sendo que cinco deles têm nacionalidade portuguesa e os restantes têm residência em Portugal.

No entanto, é possível que o número de portugueses na lista seja maior, dada a presença de nomes tradicionalmente portugueses, mas que podem ser também brasileiros.

Esta não é a primeira vez que a Suíça publica listas de contas sem herdeiros. No passado havia partilhado listas de contas com ligações diretas às vítimas do Holocausto.

Agora, após a divulgação dos dados, os possíveis herdeiros têm até cinco anos para se manifestarem. Caso não o façam o dinheiro será entregue ao Governo suíço e os herdeiros perdem o direito de o reclamar.

Se acha que pode estar entre os herdeiros destas contas esquecidas, aconselhamos uma pesquisa extensa, pelas 163 páginas, uma vez que os perfis estão incompletos e a ferramenta de pesquisa pode não ser a mais eficaz.

Quem encontrar um possível familiar segue-se o preenchimento de um formulário que marca o início de um processo de verificação da legitimidade do herdeiro, que se pode estender por vários meses.

O Negócios reuniu a lista de nomes assinalados com nacionalidade portuguesa ou com residência em Portugal.

Titular da Conta Local de Residência Nacionalidade
Alvaro Pinto & Cia.Lda. Lisboa Portuguesa
Eugenie Brossy Ribeiro Da Silva Lisboa Suíça
Marie Eugénie de Figueiredo Pereira Não especificado Portuguesa
Mário de Figueiredo Pereira Thiers, França Portuguesa
Mário de Figueiredo Pereira e Marie Eugénie de Figueiredo Pereira Não especificado Portuguesa
Rosa Aurélia de Macedo Lisboa Portuguesa
Anna Hanna Galeazzi Funk Lisboa Italiana
Laura Moroton Mange Lisboa Portuguesa

Se não reconhecer nenhum nome na lista e ainda não é desta que o Pai Natal lhe deixou uma conta bancária, não se preocupe: no próximo ano, quando novas contas completarem 60 anos e assim quebrarem o sigilo, uma nova lista será publicada.

TÓPICOS

Siga-nos e receba as notícias do BOM DIA