De que está à procura ?

Mundo

Marcelo encontrou-se com Fidel e depois com Raúl Castro

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, foi recebido na quarta-feira com honras militares pelo seu homólogo cubano, Raúl Castro, no Palácio da Revolução, em Havana, com quem depois se reuniu.

A cerimónia de receção teve início pelas 18:00 (23:00 em Lisboa) e o encontro entre os dois presidentes começou cerca de 20 minutos mais tarde.

Antes, Marcelo Rebelo de Sousa depositou uma coroa de flores no monumento nacional dedicado ao mártir da independência de Cuba José Martí.

O Presidente português está em Cuba no visita de Estado inédita, de um dia e meio, que termina na quinta-feira à tarde.

No Palácio da Revolução, Marcelo Rebelo de Sousa e Raúl Castro ouviram os hinos nacionais de Cuba e de Portugal, passaram a revista às tropas e cumprimentaram, um por um, os elementos das delegações dos dois países.

Esta cerimónia decorreu num salão decorado com um mural do artista cubano René Portocarrero e com vegetação natural da Sierra Maestra, onde se concentraram os guerrilheiros da revolução cubana.

Pela parte de Portugal, estavam presentes a secretária de Estado dos Negócios Estrangeiros, Teresa Ribeiro, o líder parlamentar do PSD, Luís Montenegro, e os deputados António Filipe, do PCP, Idália Serrão, do PS, Hélder Amaral, do CDS-PP, e José Luís Ferreira, do PEV.

Raúl Castro cumprimentou mais demoradamente o deputado comunista António Filipe, com quem trocou algumas palavras.

Na quarta-feira, o Presidente Marcelo Rebelo de Sousa esteve também reunido com o histórico e antigo chefe de Estado cubano Fidel Castro, mas não foram adiantados, por enquanto, quaisquer detalhes sobre o encontro.

TÓPICOS

Siga-nos e receba as notícias do BOM DIA